O esloveno Tadej Pogacar, da equipe UAE, e o belga Wout van Aert, da equipe Jumbo, se consagraram como os grandes nomes da edição 2021 do Tour de France, que terminou no último domingo, 18, na avenida Champs Elysées, em Paris.
+ Gilbert e Chris Froome resgatam espectador que caiu em desfiladeiro
+ Polícia investiga suspeita de doping no Tour de France
+ Aplicativo monitora as estatísticas dos ciclistas no Tour de France 2021
Bicampeão, o esloveno de apenas 22 anos de idade venceu pela segunda vez consecutiva o maior evento de ciclismo do mundo, e o belga, maior revelação da competição, levou a melhor na 21ª etapa e se firmou como grande nome do esporte para o futuro – e para as Olimpíadas de Tóquio.
Com a vitória de Pogacar, a Eslovênia alcançou, em números de vitórias, dois outros países com histórico importante no ciclismo: Holanda e Suíça. Os três, agora, igualaram o número de vitórias finais no Tour de France.
A etapa final
Aert, a revelação de 26 anos, se impôs no sprint final e deixou para trás o britânico Mark Cavendish, que tentava sua 35ª vitória numa etapa do Tour e a quebra do recorde pessoal – dividido com o belga Eddy Merckx. Com uma performance considerada ‘excepcional’, o belga liderou a etapa final desde o início. Ele já havia vencido uma etapa de montanha (Mont Ventoux), um contra-relógio (Saint-Emilion) e, por fim, com um sprint matador na final (Paris Champs Elysées).
Na classificação geral, Pogacar bateu o dinamarquês Jonas Vingegaard e o equatoriano Richard Carapaz, presentes pela primeira vez no pódio de Paris. Cavendish, que é um dos grandes nomes do ciclismo mundial, terminou em terceiro na última etapa e levou para a casa a camisa verde, como melhor sprinter da competição.
Pogacar, assim como no ano passado, ficou com três camisas: amarela (campeão da classificação geral), a de bolihar vermelhas (líder de montanha) e a branca (o ciclista mais bem colocado abaixo dos 25 anos de idade).
Triunfo latino americano
O equatoriano Richard Carapaz, terceiro colocado na classificação geral, se tornou o 20º ciclista da história a somar ao menos um pódio nas três grandes competições por etapas (Tour, Giro e Vuelta). Ele terninou a etapa a 7 minutos e 3 segundos de Pogacar e adicionou seu nome a uma seleta lista de ciclistas que subiram ao pódio nas três grandes competições.
Confira a classificação geral: