A pirâmide de São Tomé das Letras, um dos principais pontos turísticos cidade mística que fica no Sul de Minas, está à venda por R$ 1,2 milhão. Tombada como patrimônio paisagístico municipal em 2002, a pirâmide passará a ter um novo dono.

De acordo com a prefeitura, o ponto é particular, mas garantiu que está negociando para adquirir a escultura.

Leia Mais:
Três destinos no Brasil para você viajar de bike
Cinco destinos perfeitos para acampar

No entanto, o anúncio da venda gerou revolta entre os moradores do município. Tanto que, por causa da grande repercussão, o proprietário está negociando com o prefeito Tome Alvarenga. 

? ? #PATRIMÔNIO O Departamento Municipal de Cultura e Proteção do Patrimônio Histórico torna disponível o DOSSIÊ DE…

Publicado por Prefeitura de São Thomé Das Letras em Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Segundo o corretor de imóveis Osny Lemos Ribeiro, responsável pela comercialização do patrimônio, diversos interessados fizeram propostas para comprar o ponto turístico. “Mas o município tem preferência”, disse Osny ao jornal O Tempo.

Além da compra da pirâmide, outra opção da prefeitura seria desapropriar o local. Desapropriação é o procedimento de direito público pelo qual o Poder Público transfere para si a propriedade de terceiro, por razões de utilidade pública ou de interesse social, normalmente mediante o pagamento de indenização.

Vaquinha para a compra

Após o ponto turístico ser colocado à venda, uma vaquinha virtual foi feita por turistas que alimentam a ideia de comprar a área. 

A iniciativa surgiu em uma página criada para a cidade nas redes sociais. O idealizador da ação publicou o link oficial em comentários feitos em uma foto sobre a venda do espaço. Enquanto isso, outros internautas fizeram comentários em apoio à vaquinha.

“Vamos nos unir e comprar a pirâmide”, escreveu um deles.

Sobre a pirâmide de São Tomé das Letras 

A pirâmide de São Tomé das Letras está ao lado do parque Antônio Rosa e foi erguida na década de 1980. A escultura feita com a Pedra São Tomé fica em um terreno pertencente a um morador de São Paulo, que tem pousada e outros terrenos na cidade.

A pirâmide é o ponto mais alto de São Tomé das Letras e um dos locais mais procurados pelos turistas. Hoje, ela tem entrada gratuita. O terreno à venda tem aproximadamente cinco mil metros, e a pirâmide 200 metros de construção.