Um adolescente de 18 anos e 149 dias se tornou o piloto mais jovem a dar volta ao mundo voando sozinho nesta segunda-feira (12) ao pousar na Holanda. Travis Ludlow estabeleceu o novo recorde mundial no Guinness com seu voo de cerca de 40.200 km que durou 44 dias.
O jovem de Buckinghamshire, na Inglaterra, passou até oito horas por dia pilotando sua aeronave monomotora Cessna 172 N5010, segundo informações do DailyMail. Travis chegou a percorrer até 1.600 km em um único dia sem parar.
Leia mais
+ Velejadora francesa quebra recorde feminino em corrida de volta ao mundo
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Piloto de avião já conheceu 40 países e viraliza com fotos no Instagram
O recordista anterior era Mason Andrews, piloto de Louisiana, nos EUA, que tinha 18 anos e 163 dias quando completou sua volta ao mundo em outubro de 2018.
Travis começou a sua viagem em busca de bater o recorde mundial no dia 29 de maio em Teuge, na Holanda. O seu plano inicial era começar a aventura em junho de 2020, mas a pandemia da Covid-19 fez com que eles atrasasse seus planos.
Ver essa foto no Instagram
O adolescente parou em 13 países enquanto circunavegava a Terra: Holanda, Polônia, Rússia, EUA, Canadá, Groenlândia, Islândia, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Marrocos, França e Bélgica.
Para quebrar o recorde mundial, a rota de Travis teve que cobrir pelo menos 24.520 milhas (aproximadamente 39,5 mil km) — um número que ele bateu na última sexta-feira (9) quando voou as 1.300 milhas de Donegal, na Irlanda, a Gibraltar, no sul da Espanha.
“Desembarcar em Gibraltar foi um sonho que se tornou realidade. É um lugar para onde sempre quis voar”, disse Travis ao DailyMail. “Foi também no mesmo dia em que alcancei um total de 24.972 milhas voadas no total — o que é 71 milhas a mais que a circunferência da Terra no equador. Então, foram dois marcos importantes em um dia.”
Ver essa foto no Instagram
Apesar de ter vivido bons momentos sobrevoando paisagens de tirar o fôlego e conhecendo pessoas importantes ao redor do mundo, o jovem conta que nem tudo são flores. Ele teve que enfrentar todos os climas, incluindo tempestades, neve e o ar dramático da montanha que fez seu avião despencar mais de 2.000 pés (cerca de 610 metros) em apenas cinco segundos.
“Foi muito cansativo. Depois de algumas semanas lá sozinho o dia todo, todos os dias, a solidão realmente começou a me atingir. Eu sentia muita falta da minha família e amigos.”
“Mas, felizmente, tive algumas ótimas equipes de pessoas me encontrando em muitos aeroportos quando eu aterrissei.”
Os pais de Travis disseram ao veículo britânico que o jovem é o primeiro piloto da família. “Ele veio até mim com 10 anos de idade com uma ideia maluca. Ele voou em um planador em seu 14º aniversário e a situação se intensificou”, contou.