O Sailing Sense e a ONG Adote um Cidadão vão realizar, no dia 16 de junho, uma iniciativa que promove a modalidade esportiva Vela para pessoas com deficiência.
Leia mais:
+ Escada “flutuante” para montanhistas é inaugurada em fiorde da Noruega
+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia
A atividade inclusiva acontecerá no Yacht Club Paulista, das 10 às 16 horas, e será dedicado a pessoas com deficiência visual, que terão a oportunidade de velejar e participar de uma regata pelas águas da represa de Guarapiranga.
A expectativa é que cerca de 20 participantes com deficiência visual e seus familiares integrem a atividade, que contará com uma equipe de apoio altamente qualificada. O encontro é exclusivo para os participantes da Adote um Cidadão.
Um dos grandes diferenciais é a velejada às cegas dos acompanhantes, que vão se colocar no lugar das pessoas com deficiência visual.
“A ação é pensada para que as pessoas com deficiência vivam uma experiência de aventura e novos limites e propõe, a quem não tem deficiência visual, um exercício de empatia e a reflexão sobre capacidades”, explica o velejador Miguel Olio, fundador do Sailing Sense.
O Sailing Sense existe desde 2007 e surgiu a partir do curso de especialização de Miguel Olio – pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – dedicada à formação de educadores para o trabalho com pessoas com múltipla deficiência sensorial e física. O Sailing Sense já realizou etapas em diferentes regiões do Brasil como Guarujá, Represa de Guarapiranga, Rio de Janeiro e Itajaí, e na Dinamarca.
A ONG Adote um Cidadão é parceira do Sailing Sense desde 2017. A organização trabalha com pessoas adultas com deficiência visual e realiza um importante trabalho de capacitação profissional.