Um homem de 83 anos do Alabama tornou-se a pessoa mais velha a completar a Trilha dos Apalaches no leste dos Estados Unidos neste domingo (7). O trajeto tem 3.500 km e começa na Montanha Springer, na Geórgia, e vai até o Monte Katahdin, no Maine, passando por 14 estados norte-americanos e atraindo milhares de trekkers todos os anos.
+ Brasileiro percorre trilha lendária dos EUA em 5 meses
+ Família de seis pessoas completa a PCT, trilha de 4.270 km nos EUA
M.J. “Sunny” Eberhart, também conhecido pelo seu “nome de trilha” Nimblewill Nomad, começou a caminhar e fazer trekking quando se aposentou, há mais de 25 anos. As informações são do USA TODAY.
Apesar de ser um trekker experiente, Eberhart reconhecia que a Trilha dos Apalaches seria difícil devido à sua idade e aos obstáculos e pedras escorregadias. Por isso, ele se limitou a fazer oito horas de caminhada por dia no trajeto.
Ele fez a trilha fora de ordem e em seções para aproveitar o clima ideal, segundo o veículo norte-americano. O agora recordista completou o trecho final no oeste de Massachusetts, na cidade de Dalton.
“You’ve got to have an incredible resolve to do this.” M.J. “Sunny” Eberhart, 83, known by the trail name “Nimblewill Nomad,” has trekked into the record books as the oldest hiker to complete the Appalachian Trail. https://t.co/l7DwrM1Dfv
— The Associated Press (@AP) November 7, 2021
O “Nimblewill Nomad” estava acompanhado do ex-recordista Dale “Greybeard” Sanders quando bateu a marca de pessoa mais velha a completar o trajeto. Dale fez a Trilha dos Apalaches aos 82 anos em 2017, mas não se preocupou em perder o título.
“Meu querido amigo Nimblewill está tirando meu histórico de mim e estou feliz por ele. Os recordes são feitos para serem quebrados”, disse Dale.
Eberhart, na verdade, caminhou mais longe do que a maioria dos que completam a trilha do leste dos EUA. Isso porque ele começou sua caminhada em fevereiro em sua casa em Flagg Mountain, Alabama, acrescentando centenas de quilômetros extras à rota dos Apalaches.
Um trekker experiente e sem previsão de parada
O homem já havia feito uma caminhada ainda maior, de Florida Keys até o norte de Quebec, em mais de 7.000 km. A história deste feito virou um livro chamado “Ten Million Steps” (“Dez milhões de passos”, em tradução livre).
Ele também fez outros trekkings famosos como os de Newfoundland para a Flórida e de Chicago para a Califórnia na Rota 66.
Após completar a Trilha dos Apalaches, Eberhart voltará para sua casa na Flagg Mountain, a montanha mais ao sul com mais de 300 metros de altitude nos Apalaches, onde ele trabalha como zelador de uma torre de incêndio construída pelo Corpo de Conservação Civil.
Colegas acreditam que Eberhart não vai parar por aí, apesar de ainda não saber qual será a sua próxima aventura.