Uma família de seis integrantes e um cachorro, conseguiram juntos completar a Pacific Crest Trail (PCT), de 4.270 km, pela costa oeste dos Estados Unidos.

Os pais Adam e Mindi Bennetts, com idades entre 42 e 40 anos, respectivamente, e seus filhos são Sierra, 16; Kaia, 15; Tristan, 13; Ruby, 10; e o jovem Muir, o cachorro, 5, terminaram a jornada que começou em março.

Depois de elaborar toda uma logística e se preparar financeiramente, eles iniciaram a jornada que elaboraram por sete anos em 6 de março de 2019 na fronteira Califórnia-México.

A PCT começa na fronteira entre os EUA e o México e segue até o Canadá, passando pelos estados da Califórnia, Oregon e Washington.

Resultado de imagem para pacific crest trail map
Mapa da Pacific Crest Trail (PCT), que percorre a costa oeste dos EUA

Os Bennetts caminharam 1.126 km em dois meses, antes que a neve de maio em High Sierra os obrigasse a pular seções da trilha e pegar a rota em Burney, na Califórnia, onde eles caminhavam para o Oregon.

+ Família com 6 crianças está prestes a completar a Trilha dos Apalaches

A família voltou a enfrentar a neve em Ashland, então eles saltaram para o norte do Oregon e caminharam por Washington até a fronteira com o Canadá, chegando em 18 de julho.

Quando os Bennetts chegaram ao fim da trilha no Canadá, eles voltaram para o sul para preencher a lacuna das duas seções que pularam ao viajar para o norte.

Todos da família, exceto Muir, o cachorro, completaram a PCT do México ao Canadá. Isto porque eles acharam que o cão não conseguiriam aguentar a rigorosa trilha no lago Crater depois de completar 2.735 km da PCT. A irmã e o sobrinho de Adam, Meagan e Wilohm Allen, percorreram 128 km da trilha com os Bennetts e levaram Muir com eles quando partiram.

Família PCT Hiking
Em sentido horário, do canto superior esquerdo: a família no monumento do terminal sul do PCT; no extremo norte da trilha; no Vale da Morte, Califórnia; e no topo de Mount Whitney, Califórnia – Foto: Mindi Bennett

Preparação PCT

Para fazer a PCT em família, o casal precisou economizar dinheiro suficiente para comprar seus equipamentos e ficar sem emprego por três verões seguidos. Eles estabeleceram a meta de começar quando o mais novo completasse nove anos. Enquanto isso, eles se mudavam entre Colorado, Utah e Washington, cortando suas despesas vivendo em casas bem simples. Mindi é professora de pré-escola e Adam economizou o máximo que pôde de seu trabalho como empreiteiro geral, construindo casas de luxo em Park City, Utah e em outros lugares.

À medida que as crianças cresciam, Adam e Mindi começaram a prepará-los para a aventura à frente. “Vamos caminhar pela Califórnia, Oregon e Washington”, Adam lhes disse. “Não será necessariamente como as divertidas caminhadas de agosto em que estivemos, onde não chove e vamos nadar. Mas vamos ver coisas incríveis, andar e acordar em um lugar diferente todos os dias”, contou o pai à Outside USA.

Quando o ano da partida programada finalmente chegou, as crianças estudaram nove meses em casa em cinco meses. Eles treinavam caminhando oito quilômetros por dia em uma esteira.

“Nem todas as crianças estavam animadas”, diz Mindi. “Kaia nos disse: ‘Não acredito que você pensa que vou seguir essa trilha estúpida.'”

No início da caminhada, a família caminhava em média de 11 a 16 quilômetros por dia. No final, eles tinham em média 28 a 32 km. “Se você caminha demais”, diz Mindi, “todo mundo ficava mal-humorado. Se você não caminhar o suficiente, as crianças terão muita energia. Tivemos que encontrar aquele ponto ideal.’’

Motivação

Para motivar os filhos em dias de clima difícil ou subidas cansativas, os pais distribuíram doces. Cada criança também carregava um MP3 player barato, que costumavam ouvir livros de fantasia de Brandon Sanderson, best-sellers da Malcom Gladwell e biografias de George Washington e Abraham Lincoln, às vezes na trilha e às vezes em suas barracas. O material levou a interessantes conversas familiares em torno do acampamento. O filho de Adam e Mindi, Tristan, ouviu mais de 70 audiolivros.

Os meses que passaram na PCT foram um tempo valioso para a família, diz Mindi, e um alívio para suas ocupadas vidas na cidade. “Isso nos uniu e forçou as crianças a realmente passar tempo com os pais”, diz Mindi. Adam viu a jornada como uma chance de ensinar aos filhos que fazer coisas fora da zona de conforto e pode ajudá-los a desenvolver confiança, valor próprio e uma noção do que é importante. “As últimas séries de TV, ou qualquer coisa que exista no Instagram ou Snapchat, são apenas uma perda de tempo”, diz Adam. “Não acho que nada do que fizemos na trilha foi uma perda de tempo.”

+ 10 maneiras de convencer crianças a fazerem trilhas com você

Os Bennetts completaram sua aventura no topo do Monte Whitney, na Califórnia, em 30 de setembro, um dia muito frio quase sete meses depois de começarem. Após a jornada, eles levaram as crianças em uma viagem ao Mundo Mágico de Harry Potter no Universal Studios Hollywood, em Orlando.

E a família não pretende parar. Os Bennetts planejam fazer a Trilha dos Apalaches (3.500 km) na primavera. A Continental Divide Trail (4.989 km) será no ano seguinte. Mas Adam e Mindi não estão falando muito sobre isso com as crianças ainda.

“Talvez seja um pouco parecido com o parto”, diz Mindi. “Logo após isso acontecer, você pensa, nunca mais vou fazer isso de novo, mas depois você estará mais disposto.”







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo