Apesar de a obesidade ser reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), parte da população ainda não entende o que isso significa na prática. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela campanha Saúde Não Se Pesa, da Novo Nordisk, e realizada pela MindMiners, em parceria com a Accenture Song.
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O estudo feito com 350 adultos, de todo o Brasil, contou com pessoas que se autodeclararam dentro das categorias: peso ideal, sobrepeso e obesidade. Quando perguntados sobre o que é obesidade, 74% responderam se tratar de uma doença e 26%, questão estética. No entanto, quando questionados se para reduzir a obesidade bastava comer menos e se mover mais, 61% responderam que sim.
“Os dados são bastante significativos, pois mostram que, apesar de as pessoas saberem que a obesidade é uma doença, elas não entendem o que isso significa. O entendimento da obesidade como doença crônica deveria estar atrelado ao conhecimento de que ela é multifatorial e que, por isso, o tratamento deve ser individualizado. Ou seja, comer menos e se mover mais, nem sempre vai funcionar. A pesquisa reforça o dado revelado pelo nosso estudo Action-IO,1 publicado em 2019, de que 81% das pessoas com obesidade acreditam que perder peso é uma responsabilidade individual”, explica Dra. Priscilla Mattar, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk.
O levantamento também aponta que, não estar em forma, abala a autoestima de 53% dos respondentes e que 66% acreditam que, retirar o açúcar das refeições, já reduz a obesidade.
Falta de informação acarreta atraso na busca por tratamento
A partir do cruzamento dos dados da pesquisa com outras fontes, como um trabalho de social listening que analisou mais de 217 mil conversas sobre obesidade nas redes sociais, a Novo Nordisk traçou uma nova abordagem para a campanha Saúde Não Se Pesa. A iniciativa traz, agora, um tom mais acolhedor e empático, para incentivar que as pessoas iniciem suas jornadas de perda de peso, comemorando cada pequena conquista.
Com o mote #CadaConquistaImporta, a campanha dá as boas-vindas à Daiane dos Santos, campeã mundial de ginástica artística, que encabeça, como embaixadora, a estratégia de influência. O objetivo é não apenas explicar que a obesidade é uma doença, mas se aproximar do público. Isso porque, dados do Action-IO, mostraram que pessoas com IMC acima do saudável levam, em média, seis anos para buscar tratamento.
“Quero contribuir para que as pessoas entendam que não é sobre o peso na balança ou estética e, sim, sobre saúde. Sei que essa jornada não é fácil, mas vou dividir um pouco da minha rotina, para que se sintam acolhidos e percebam que o caminho não deve ser solitário. Contar com profissionais de saúde e uma rede de apoio faz toda a diferença”, reforça Daiane.
Também farão parte da ativação os influenciadores Matheus Granado (@matheusgranado), Esllin Granado (@esllingranado) e Fany Ramos (@fanyramosoficial), trazendo histórias pessoais de suas rotinas na mudança de peso, desde o início do processo até a importância do apoio de pessoas próximas para o sucesso do tratamento. A estratégia foi criada pela Publicis Health, divisão do Publicis Groupe, em parceria com a agência DPZ e a Prodigious.
A importância do tratamento
A obesidade é uma doença crônica que está associada a 195 outras doenças, incluindo infarto, câncer e AVC. Ela é a segunda principal causa de morte evitável no mundo, atrás apenas do tabagismo, revela uma pesquisa realizada pela Data Monitor, em 2022. Segundo o Atlas da Mundial da Obesidade, publicado em março, o Brasil terá 42% da população com obesidade até 2035. O documento revela, ainda, que 22% da população adulta do país têm obesidade. Entre as crianças, o crescimento anual será de 4,4%, até 2035, considerado como nível de alerta muito alto. Hoje, no Brasil, já são mais de 6,4 milhões com sobrepeso e 3,1 milhões com obesidade.
“Cada pessoa tem a sua jornada quando o assunto é obesidade. Por isso, queremos que entendam que, mais do que se comparar com outras pessoas, é importante buscar o tratamento ideal para a sua realidade. Com base em um plano personalizado, desenvolvido com a ajuda de um profissional de saúde, é possível estabelecer metas realistas de curto prazo, que contribuem para alcançar o objetivo de longo prazo,”, explica Simone Tcherniakovysky, diretora sênior de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novo Nordisk.
Metodologia da Pesquisa
* A pesquisa quantitativa online foi realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners entre os dias 02/12/2022 a 05/12/2022.
* Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 350 pessoas, margem de erro amostral de 5,23% a 95% de confiança.
* Toda a análise dos resultados foi conduzida pela equipe de Brand Strategy da Accenture Song.