O medo de voar é uma ansiedade comum entre os passageiros aéreos, e não é incomum sentir uma pontinha de nervosismo ao entrar em um avião. Um dos momentos mais temidos durante o voo é a turbulência, que pode ser uma experiência aterrorizante para muitos. A sensação de tremor e instabilidade pode desencadear ansiedade e desconforto, mesmo que seja geralmente inofensiva. Recentemente, uma análise revelou os percursos aéreos mais turbulentos ao redor do mundo e na Europa, oferecendo insights sobre onde os passageiros podem esperar encontrar as condições mais agitadas durante seus voos.
Leia mais:
+ Voo longo? Siga esses passos para ficar bem antes e depois de pousar
+ Como evitar enjoo em viagem de ônibus, carro, avião e navio
Então, o que realmente causa a turbulência? Bem, existem alguns fatores em jogo, incluindo padrões de vento atmosférico, as correntes deixadas por outros aviões e a ‘turbulência mecânica’, que é comum ao viajar sobre montanhas. Como se poderia supor, há partes do mundo onde a turbulência é significativamente mais provável do que em outras.
O estudo, conduzido pelo site de previsão de turbulência Turbli, utilizou taxas de dissipação de turbulência para examinar mais de 150.000 registros de voos de longa e curta distância de 2023. A taxa de dissipação de turbulência, conhecida como EDR, mede a intensidade da turbulência em um local específico, variando de 0 a 100.
O resultado surpreendente revelou que o percurso entre Santiago, no Chile, e Santa Cruz, na Bolívia, lidera o ranking como o mais turbulento do mundo, com uma média de EDR de 17,5. Isso sugere que os passageiros que viajam nessa rota podem enfrentar uma experiência de voo particularmente agitada.
No entanto, também foi destacado que a Europa não está isenta desses desafios aéreos. A rota entre Milão e Genebra foi classificada como a mais turbulenta do continente, com um EDR de 16,3, seguida de perto pela rota entre Milão e Zurique. Esses percursos, que atravessam os Alpes, são apontados como áreas propensas a turbulências devido a fatores como padrões de vento atmosférico e a presença de montanhas.
Esses dados oferecem aos passageiros uma visão valiosa sobre quais rotas podem apresentar mais desafios durante o voo, permitindo que tomem medidas adequadas para minimizar qualquer desconforto ou preocupação durante a viagem.
Estas são as 10 rotas de voo mais turbulentas do mundo
Santiago (SCL) – Santa Cruz (VVI)
Almaty (ALA) – Bisqueque (FRU)
Lanzhou (LHW) – Chengdu (CTU)
Centrair (ONG) – Sendai (SDJ)
Milão (MXP) – Genebra (GVA)
Lanzhou (LHW) – Xianyang (XIY)
Osaka (KIX) – Sendai (SDJ)
Xianyang (XIY) – Chengdu (CTU)
Xianyang (XIY) – Chongqing (CKG)
Milão (MXP) – Zurique (ZRH)
E estas são as 10 rotas de voo mais turbulentas da Europa
Milão (MXP) – Genebra (GVA)
Milão (MXP) – Zurique (ZRH)
Genebra (GVA) – Zurique (ZRH)
Marselha (MRS) – Zurique (ZRH)
Zgornji Brnik (LJU) – Zurique (ZRH)
Nice (NCE) – Basileia (BSL)
Nice (NCE) – Zurique (ZRH)
Erevan (EVN) – Tbilisi (TBS)
Basileia (BSL) – Veneza (VCE)
Frankfurt am Main (FRA) – Caselle Torinese (TRN)