Um helicóptero da Airbus pousou no topo do Aconcágua, a montanha mais alta da América, a 6.960 metros acima do nível do mar. Este é um marco inédito e que no futuro pode ajudar no resgate de montanhistas em alturas extremas.

De acordo com a Efe Airbus, a companhia européia conseguiu um helicóptero bimotor para pousar pela primeira vez na história da aviação a uma altitude tão grande. O voo aconteceu sem complicações e em condições atmosféricas complexas na última terça-feira (24).

Atualmente, o Parque Provincial de Aconcágua já possui um helicóptero de características normais – de um motor – para auxiliar os montanhistas. No entanto, para o diretor de Recursos Naturais Renováveis ​​do Governo de Mendoza, Sebastián Melchor, um helicóptero bimotor “abre as portas para um futuro ainda mais seguro para os aventureiros.”

+ Dicas para escalar o Aconcágua
+ Helicóptero faz manobra impressionante em resgate nos alpes franceses; veja o vídeo
+ Quer encarar uma alta montanha? Veja por onde começar

O helicóptero decolou de Mendoza, no oeste da Argentina, e voou 30 minutos até a base do Aconcágua. De lá ele iniciou a subida final de 15 minutos até o topo da montanha. O voo aconteceu durante o inverno do hemisfério sul, que atinge -22° C no topo da montanha.

Em comunicado da Airbus, o piloto que dirigiu o helicóptero, Alexander Neuhaus, disse que ele e seu parceiro precisavam manter o foco na missão, devido aos ventos fortes, com rajadas de até 60 km/h, turbulência e uma densidade de ar muito alta.

“O helicóptero funcionou de forma extraordinária. Voamos por cima sem usar toda a força do helicóptero, o que nos permitiria transportar dois passageiros”, disse Alexander.

O Aconcágua fica perto da fronteira entre Argentina e Chile na Cordilheira dos Andes. Ele é uma das montanhas mais imponentes no mundo e meta de muitos montanhistas.

Veja o vídeo do pouso:







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo