Se o Dia das Bruxas é a melhor noite do ano para crianças que adoram doces, então o dia seguinte é quando os adultos se esbanjam nas promoções. Da noite para o dia, prateleiras inteiras de doces ganham descontos nos supermercados. Um ótimo dia para abastecer-se de combustível para o trekking. E este ano, estarei estocando Peixe Sueco.
Meu amor por essa jujuba escandinava como um lanche para caminhadas começou na Fjällräven Classic, um trekking em grupo de fim de semana organizado pela marca ao longo das Rocky Mountains no Colorado (EUA). Nas estações de apoio ao longo da rota, as mesas transbordavam com esse doce. Eu as pegava com punhados (o mundo pré-Covid era um lugar diferente), mastigando-as ao atravessar riachos e colinas.
Veja também
+ Doces para Halloween saudáveis: 4 receitas para matar a vontade
+ 32 alimentos ricos em proteínas para manter uma dieta equilibrada
+ Turismo do sono e destino surpresa: veja 7 tendências de viagem para 2024
Agora, em longas viagens de backpacking, corridas na trilha, passeios de esqui ou praticamente qualquer outra aventura, os Peixes Suecos são minha arma secreta. Por quê? Deixe-me explicar por que estou saqueando minha mercearia local para esses doces, e por que você deveria fazer o mesmo.
Eles São Puro Açúcar
Ok, isso não é uma novidade – a maioria dos doces é apenas açúcar, afinal, e isso geralmente não é algo de que você se orgulhe quando se fala de nutrição. Mas quando você precisa de energia rapidamente, tomar um golpe de carboidratos simples é uma boa maneira obtê-la, daí todos os géis e barras energéticas em sua loja de artigos esportivos. Mas nem todos os açúcares são iguais: como nossos amigos na Outside USA destacaram em um artigo recente sobre géis energéticos, a pesquisa sugere que uma combinação de glicose e frutose pode aumentar a resistência dos atletas sem causar problemas digestivos. Um dos principais ingredientes dos Peixes Suecos é açúcar invertido, que é – você adivinhou – uma combinação de glicose e frutose. Não é de admirar que essas gomas desçam tão suavemente.
Eles São Baratos
Os Peixes Suecos custam uma fração do preço de gomas energéticas feitas especificamente para esse fim. Adicione a isso o desconto pós-Dia das Bruxas e você pode abastecer-se para uma temporada inteira de viagens de backpacking de uma só vez. (Apenas certifique-se de mantê-los em um recipiente adequadoo; ninguém gosta de gomas ressecadas e endurecidas.)
Eles São Cobertos de Cera
Ok, me acompanhe nesta: esta é a melhor coisa sobre os Peixes Suecos. Como muitos doces, eles são cobertos com cera de carnaúba, uma substância derivada das palmeiras que os fabricantes de doces usam para dar às suas criações aquele brilho atraente que os consumidores adoram. Graças a isso, você pode mantê-los em quase qualquer lugar sem criar uma bagunça pegajosa: eu os coloquei nos bolsos do meu casaco em passeios de esqui, onde ficaram quentes o suficiente para serem comestíveis, e os coloquei nos bolsos do cinto na mochila em viagens de backpacking. Contanto que o clima não esteja quente o suficiente para derretê-los, eles não pegarão poeira ou migalhas de outros alimentos como os ursinhos de goma fazem. (Escolha um local razoavelmente limpo, no entanto.) Bônus: não há necessidade de plástico de dose única significa menos desperdício e menos microlixo para levar embora.
Portanto, guarde seus M&Ms e Skittles: estarei aumentando meu nível de açúcar no sangue com uma escola desses doces frutados e mastigáveis em minhas caminhadas neste outono e inverno.
Experimente e você pode se ver pescando por eles também.