Baleia ‘gruda’ embaixo de barco e leva turistas para passeio na costa do México; assista

baleia México
A baleia-cinzenta sondou a área, encaixou o barco no seu dorso e o levou para um passeio - Foto: screenshot youtube

Um grupo de turistas viveu uma situação raríssima durante um passeio de barco na cidade de Guerrero Negro, no México. Isso porque, uma baleia-cinzenta apareceu e encaixou a embarcação em seu dorso. O resultado foi um passeio com o cetáceo no comando.

+ Fotógrafo registra embaixo d’água a maior espécie de cobra do Brasil, a sucuri-verde

+ Filhote de tubarão-fantasma é encontrado na Nova Zelândia

+ Mergulhador flagra em Galápagos um dos peixes mais bizarros do mundo

A oportunidade da ‘voltinha’ com a baleia foi registrada em vídeo pela californiana Lory Barra que compartilhou a imagem nas redes sociais. Rapidamente, a situação viralizou na internet.

No começo da filmagem, a baleia se aproxima do barco e parece sondar a área. Depois, ela se direciona para debaixo da embarcação, encaixa-a nas suas “costas” e começa a levar os passageiros para o inusitado passeio.

“Ela está nos dando uma carona! E está indo rápido”, comemora Lory Barra, durante a sequência de imagens.

Na descrição da publicação, ela explicou o ocorrido. “Eu brinquei com esta baleia-cinzenta em sua lagoa de reprodução/acasalamento em Guerrero Negro, Mexico (Baja), por mais de 2 horas. Ela estava se divertindo muito vindo até nós para um carinho e beijos. Duas vezes ela levantou nosso barco suavemente em suas costas e nadou conosco”, dizia o texto.

Segundo Lory, ela já esteve nesse mesmo passeio várias vezes e isso nunca tinha acontecido. “Ela olhou para mim algumas vezes e tivemos uma experiência de alma para alma entre dois mamíferos. Ela acenou pra mim com sua barbatana para se despedir e quase tocou a minha mão”, relembrou.

Estima-se que a baleia era duas vezes maior que a embarcação, além de pesar cerca de 30 toneladas.

Segundo informações da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration, agência do governo americano que monitora as águas e os céus do planeta), durante a temporada reprodutiva, as baleias-cinzentas são comumente encontradas nas águas mais quentes da Baja California, no México, entre os meses de dezembro até abril. Posteriormente, elas seguem o norte da costa dos Estados Unidos e passam o verão do hemisfério norte em águas mais geladas, como Alasca, Washington, Oregon, norte da Califórnia e até mesmo no estado de British Columbia, no Canadá.

Assista o vídeo do inusitado passeio de baleia pela costa do México:

-Publicidade-