Passageiros reclamam de falta de assistência após voos serem cancelados: “Não ofereceram nada”

voos atrasos
Imagem ilustrativa (Crédito: Reprodução/ Instagram)

Milhares de passageiros tiveram voos cancelados ou atrasados após a pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), ter sido fechada no início da tarde de domingo (9), quando o pneu de um avião de pequeno porte estourou durante o pouso. O fechamento afetou centenas de voo que partiriam de Congonhas e que chegariam ao aeroporto.

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A jovem Amanda Felix, de 26 anos, estava em um dos voos afetados pelo problema no domingo (9). Ela saiu de Recife (PE) e deveria chegar a Congonhas por volta das 16h. No entanto, devido ao fechamento da pista principal, o voo dela foi redirecionado e aterrissou no aeroporto de Galeão, no Rio de Janeiro, às 16h33.

De acordo com a jovem, os passageiros passaram cerca de uma hora dentro do avião parados na pista do Galeão, até serem autorizados a descer. No saguão do aeroporto, Amanda diz que a Gol, companhia responsável pelo voo, não deu nenhuma orientação. “Seguraram as pessoas ao máximo sem informação”, reclamou a jovem.

Em entrevista à ISTOÉ, a passageira disse que passou a noite em claro e só durante a madrugada conseguiu reagendar um novo voo com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP). Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas têm o dever de oferecer acesso à internet, alimentação e hospedagem em casos como este.

No entanto, Amanda conta que, além da falta de informação, a companhia só prometeu reembolsos. “Não ofereceram nada, e quem quisesse poderia ir para um hotel por conta própria e pedir reembolso depois. Eu achei melhor aguardar para conseguir um voo o quanto antes, mas só tive retorno de madrugada. Devo pedir o reembolso da alimentação, mas não parece ser fácil. Eu não dormi, ninguém se preocupou. Pedi voucher, informaram que não estavam autorizados. Que seria tudo via reembolso”, explicou a jovem.

Quase 21 horas depois de ter chegado ao Galeão, Amanda conseguiu embarcar em um voo com destino a Guarulhos (SP). Segundo a jovem, até às 15h30, ela ainda não havia conseguido o voucher de táxi para voltar para a casa. “É humilhação em cima de humilhação, uma pessoa para atender uma fila gigante”, desabafou.

Em nota à ISTOÉ, a Gol lamentou pelo inconveniente e informou que trabalha para reduzir os impactos nas viagens de seus clientes (leia a íntegra da nota abaixo). Nas redes sociais, as reclamações sobre a falta de assistência das companhias aéreas se multiplicam.

Direitos dos passageiros

De acordo com a Anac, os passageiros têm direito assistência, que deve ser oferecida gratuitamente pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque:

  • A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc).
  • A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc).
  • A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

A Anac ressalta ainda que esses direitos não podem ser suspensos em caso fortuito (como o acidente em Congonhas) ou de força maior (como mau tempo que leve ao fechamento do aeroporto).

Ainda conforme a agência, nos casos de atrasos superiores a 4 horas, cancelamentos ou interrupção de voos, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro as opções de reacomodação em voo próprio ou de outra companhia aérea, reembolso integral da passagem ou execução do serviço por outro meio de transporte. A escolha é do passageiro.

O que diz a Gol

“A GOL informa que, devido a interdição da pista do Aeroporto de Congonhas na tarde de domingo (9/10), alguns voos foram alternados para pouso em outros aeroportos e outros foram cancelados.

Os Clientes que compraram bilhetes diretamente com a GOL e tiveram seus voos cancelados (veja lista abaixo) podem fazer a remarcação ou pedido de reembolso diretamente neste link https://b2c.voegol.com.br/minhas-viagens/login ou ligar para a Central de Atendimento no 0300-115 2121. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). No caso de bilhetes adquiridos com agentes de viagens, o Cliente deve procurar a própria agência.

A flexibilização sem custos adicionais se estende a todos os Clientes que têm voos da GOL saindo de Congonhas nos dias 10 e 11/10. Eles poderão remarcar suas viagens para voos disponíveis até dia 25/10 ou cancelar seu bilhete com opção de crédito ou reembolso, através da Central de Atendimento.

A Companhia sugere que os passageiros evitem ir ao aeroporto se o voo adquirido estiver na lista de cancelamentos abaixo. A GOL lamenta pelo inconveniente e trabalha para reduzir os impactos nas viagens de seus Clientes.

Voos cancelados na segunda-feira (10/10)

G3 1551 REC CGH
G3 1147 CWB CGH
G3 2155 VIX CGH
G3 2189 NVT CGH
G3 1218 CGH POA
G3 1745 REC BSB
G3 2037 FOR GIG
G3 1007 SDU CGH
G3 1458 CGH CGR
G3 1604 CGH FOR
G3 1529 FOR GRU
G3 1360 CNF CGH
G3 2105 CGB CGH
G3 1204 CGH POA
G3 1209 POA CGH
G3 1302 CGH CNF
G3 1121 CWB GRU
G3 1320 GRU CNF
G3 1472 CGH BSB

– Voos cancelados no domingo, 09/10:

G3 1214 CGH POA
G3 1036 CGH SDU
G3 1050 CGH SDU
G3 1140 CGH CWB
G3 1141 CWB CGH
G3 2168 CGH SDU
G3 1061 SDU CGH
G3 1509 SDU VCP
G3 1310 CGH CNF
G3 2153 CNF CGH
G3 1402 CGH BSB
G3 1461 BSB CGH
G31260 CGH FLN
G3 1965 FLN CGH
G31314 CGH CNF
G3 2116 CGH GYN
G3 1431 GYN CGH
G3 1449 VCP CGH
G3 2165 SDU CGH
G3 1052 CGH SDU
G31065 SDU CGH
G3 2112 CGH CWB
G3 1290 CGH POA
G3 1492 CGHBYO
G3 1493 BYOCGH
G3 2115 FLNCGH
G31044 CGHSDU
G31047 SDUCGH
G31035 SDUCGH
G31058 CGHSDU
G31557 NVTCGH
G32115 FLNCGH
G31282 CGHNVT
G31048 CGHSDU
G31153 SDUCGH
G32100 CGHGYN

G32101 GYNCGH
G31556 CGHFLN
G31559 FLNCGH
G31560 CGHNVT
G31593 NVTCGH
G32072 SDUSSA
G31210 CGHPOA
G32053 POASDU
G31059 SDUCGH
G31211 POASDU
G31544 CGHMCZ
G31999 MCZBSB
G31284 CGHNVT
G31273 NVTCGH
G31358 CGHVIX
G31373 VIXCGH
G31373 VIXCGH
G31135 CWBCGH
G31432 CGHGYN
G31742 BSBGYN
G31464 CGHBSB
G31205 POACGH
G32152 CGHCNF
G31434 CGHGYN
G31056 CGHSDU
G3246 SDUFLN
G31325 CNCGH
G31964 CGHFLN
G31317 CNFCGH
G31285 CWBCGH
G31308 CGHCNF
G31226 CGHPOA
G31887 POACNF
G31612 CGHREC
G31551 RECGH
G32177 POACGH
G31100 CGHCWB
G31407 GYNCGH
G31574 CGHSSA
G31452 CGHBSB
G31142 CGHCWB
G31147 CWBCGH
G31054 CGHSDU
G31067 SDUCGH
G32177 POACGH
G31100 CGHCWB
G31512 CGHBPS
G31787 BPSBSB
G31784 BSBCWB
G32159 BSBCGH
G32154 CGHVIX

G32155 VIXCGH
G31145 CWBCGH
G31148 CGHCWB
G31543 GIGCGH
G32190 CGHNVT
G32189 NVTCGH
G31451 BSBCGH
G31445 BSBCGH
G31312 CGHCNF
G31213 POACGH
G31218 CGHPOA
G32058 SDUNVT
G31375 FLNCGH
G31530 CGHFOR
G32139 CNFCGH”