O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu, na última semana, a visita de representantes da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
A avaliação técnica faz parte do processo de validação das informações da candidatura do parque para subsidiar a decisão do comitê da Unesco, que concede o título de Patrimônio Natural da Humanidade.
Veja também
+ Os segredos do sucesso de Courtney Dauwalter, tricampeã da UTMB
+ Ingá: conheça os benefícios da fruta pouco conhecida da Mata Atlântica brasileira
+ Esta cidade na Sicília vai remunerar e oferecer estadia de luxo para duas pessoas por um mês
Entre os dias 20 e 25 de agosto, os avaliadores percorreram lugares estratégicos do parque, como os povoados Betânia, Rancharia e Ponta Verde, localizados no município de Santo Amaro, além de visitar o Oásis Baixa Grande e o vilarejo de pescadores de Atins, em Barreirinhas.
A missão foi acompanhada por representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Governo do Maranhão. O roteiro de visitação dos avaliadores foi organizado pelo Instituto Chico Mendes.
Durante a visita foram avaliados os critérios técnicos da indicação para concorrer ao título, a integridade da Unidade de Conservação e o manejo da área. A chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Figueiredo, destaca como ponto alto da visita a reunião do Conselho Consultivo do Parque, que ocorreu durante o período.
“A reunião foi muito positiva, demostrou a maturidade da gestão e o diálogo com lideranças e atores locais – o que representa governança sobre o território gerido pelo ICMBio”, conclui Cristiane.
As informações coletadas durante a expedição serão consolidadas em um relatório que será entregue à área técnica da IUCN em um prazo de 30 dias. Um grupo de trabalho deve se orientar pelo relatório e decidir as recomendações técnicas. Em dezembro, o grupo divulgará as recomendações e a decisão sobre a aprovação do relatório de visitação.
Em seguida, no início de 2024, o relatório final de avaliação será enviado ao comitê do patrimônio mundial da Unesco, que é composto por membros de várias organizações governamentais. A decisão de concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade ao parque está prevista para ocorrer no início do segundo semestre de 2024.
De acordo com o coordenador de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Bernardo Issa, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui os requisitos, critérios e valores de natureza excepcionais, que são justamente alguns dos itens que a Unesco avalia. “É um parque de paisagem única e especial, além de possuir características geomorfológicas sem-par no planeta”, afirma.
*Com informações do ICMBio