Paris 2024: caiaque cross, atletismo, vela, remo e ciclismo de estrada; veja resumo do sábado

Jogos Olímpicos de Paris 2024 - caiaque cross
Ana Satila durante repescagem do Caiaque Cross - Foto Luiza Moraes/COB

Neste sábado, 3 de agosto, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram marcados por performances intensas e desafiadoras em várias modalidades outdoor.

Enquanto os atletas brasileiros enfrentaram desafios no atletismo, o verdadeiro destaque do dia foi o caiaque cross. O esporte que fez sua estreia nestas Olimpíadas, proporcionou uma competição emocionante com Pepê Gonçalves e Ana Sátila mostrando talento e garra, avançando para as fases finais e prometendo mais emoção para o público brasileiro.

Caiaque Cross: Brasileiros avançam

O Estádio Náutico Vaires-sur-Marne testemunhou uma jornada intensa para os brasileiros Pepê Gonçalves e Ana Sátila no Caiaque Cross, uma modalidade estreante nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Esta nova forma de canoagem slalom apresenta um formato inovador em que os competidores descem as corredeiras simultaneamente, e o vencedor é aquele que cruza a linha de chegada em primeiro.

Pepê Gonçalves enfrentou uma prova desafiadora logo na largada, cometendo uma falta que quase comprometeu sua classificação. Apesar do contratempo, ele conseguiu terminar a disputa em segundo lugar, garantindo sua vaga na próxima eliminatória. Pepê segue vivo para mostrar seu potencial nas próximas fases, que serão realizadas neste domingo (4).

“Vi dois fazendo igual eu fiz na largada (mexer o remo) e não tomaram a falta que eu tomei. Não interfere em nada agora porque a gente passou, mas numa prova mais decisiva as coisas podem mudar se houver uma decisão equivocada como essa”, reclamou Pepê. “Eu me preparei bem no aquecimento para conseguir fazer dessa prova uma simulação do que vai ser amanhã. Por isso fiquei bem tenso por causa dessa falta”.

Pedro “Pepê” Gonçalves durante prova eliminatória do Caiaque Cross. – Foto: Luiza Moraes/COB

Ana Sátila começou sua jornada com uma performance sólida, terminando em terceiro lugar na sua bateria inicial. Isso a obrigou a enfrentar a repescagem, uma segunda chance para garantir sua continuidade na competição. Após um esforço notável, Ana venceu sua bateria na repescagem, avançando para as fases eliminatórias com boas perspectivas para a disputa de uma medalha.

“Foi um dia longo para mim, mas amanhã (domingo) volto para o jogo total e agora quero descansar bastante. Vou fazer o meu máximo amanhã, chegar muito bem, com toda a energia do mundo e dar o meu melhor nessa competição, cair para dentro e conseguir um bom resultado para o meu país, que é o mais importante”, prometeu Ana.

As fases eliminatórias do caiaque cross continuarão no domingo, 4 de agosto, com as provas masculinas começando às 10h30 e as femininas às 11h45 (horário de Brasília). As performances bem-sucedidas de Pepê e Ana oferecem esperança para as próximas etapas da competição.

Atletismo: Desafios e despedidas nas eliminatórias e repescagens

No atletismo, os representantes brasileiros enfrentaram uma série de desafios nas suas respectivas provas. Flávia Maria de Lima, competindo na repescagem dos 800 metros, registrou um tempo de 2:01:64, que a deixou fora da semifinal. Embora tenha sido uma performance competitiva, o tempo ficou aquém dos necessários para avançar, com Flávia terminando em sexto lugar na repescagem.

No evento dos 100 metros rasos, Paulo André, Felipe Bardi e Erik Cardoso também não conseguiram avançar às semifinais. Felipe Bardi participou da primeira bateria, onde terminou em quarto lugar com um tempo de 10s18, insuficiente para garantir uma vaga entre os três primeiros classificados. Erik Cardoso competiu na segunda bateria e terminou em sexto lugar, com 10s35. Por fim, Paulo André foi o último colocado na quinta bateria, registrando 10s46. Nenhum dos atletas conseguiu tempo suficiente para avançar por índice.

Remo: Conquistas e desafios nas Finais C

Os remadores brasileiros Beatriz Tavares e Lucas Verthein disputaram a final C no single skiff dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, terminando a competição na 15ª posição geral.

Beatriz Tavares, que fez sua estreia olímpica, completou os 2.000 metros em 7min31s. Apesar de ter chegado a ocupar a segunda posição aos 1.000 metros, a atleta não conseguiu manter a posição e foi superada pela sérvia Jovana Arsic, que venceu a final C com 7min26s09. Beatriz terminou a prova atrás de Arsic, que assegurou a 13ª colocação nos Jogos. A brasileira demonstrou uma performance promissora, mas não conseguiu evitar a queda para a terceira posição na final C.

Por outro lado, Lucas Verthein, que competiu pela segunda vez em Olimpíadas, também enfrentou desafios. Ele registrou o melhor tempo nas semifinais C/D, mas não conseguiu manter o desempenho na final C. Verthein chegou a ocupar a segunda colocação na marca dos 1.500 metros, mas foi ultrapassado pelo búlgaro Kristian Vasilev, que fechou a prova com 6min44s61. O brasileiro terminou a final C em terceiro lugar com 6min47s37, superando o húngaro Bendeguz Pal Petervari Molnar, que fez 6min47s81. O vencedor da prova foi o americano Jacob Plihal, com 6min41s97.

Após a competição, Verthein apoiou sua namorada, Ana Sátila, que também competiu no caiaque cross no mesmo dia.

Vela: Dia desfavorável para o Brasil

O dia também foi movimentado para os velejadores brasileiros. Na classe ILCA 7, Bruno Fontes enfrentou as regatas cinco e seis, terminando o dia na 33ª colocação geral. Os dez melhores barcos se classificam para a disputa de medalha. As próximas duas regatas da ILCA 7 acontecem neste domingo, às 7h05 (de Brasília).

Gabriella Kidd, competindo na classe ILCA 6, disputou mais três regatas e ocupa a 22ª posição geral. altam ainda mais quatro regatas até a classificação final para a disputa por medalhas. As dez melhores colocadas avançam. As próximas provas ocorrem neste domingo (4) e na segunda-feira (5).

Na classe Nacra 17, João Siemsen e Marina Arndt participaram de três corridas, terminando em 14ª, 10ª e 11ª posições, respectivamente. Com um total de 21 pontos após descarte da pior pontuação, a dupla está na 11ª colocação geral. Mais três regatas estão programadas para o domingo, 4 de agosto.

Na classe 470, Henrique Haddad e Isabel Swan tiveram um desempenho misto, com classificações de 10ª e 12ª. Com 34 pontos totais, ocupam o 17º lugar na classificação geral. As próximas provas da classe 470 também acontecem no domingo, 4 de agosto.

Ciclismo de estrada: Vitória de Remco Evenepoel

O ciclista belga Remco Evenepoel, de 24 anos, fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao Remco Evenepoel faz história ao conquistar o segundo ouro em Paris 2024 na prova de ciclismo de estrada. Ele se tornou o primeiro atleta a vencer tanto a prova de contrarrelógio quanto a de estrada na mesma edição olímpica.

Evenepoel dominou grande parte da corrida, mostrando um desempenho superior ao pelotão. No entanto, sua jornada rumo à vitória não foi isenta de desafios. No final da prova, ele enfrentou um imprevisto quando o pneu de sua bicicleta furou, obrigando-o a trocar o equipamento. Apesar do contratempo, o belga cruzou a linha de chegada com um tempo de 6:19:34, mais de um minuto à frente do segundo colocado, Valentin Madouas da França, que levou a medalha de prata. O bronze foi conquistado por Christophe Laporte, também francês, provocando uma grande celebração entre os torcedores locais em Paris.

O único representante brasileiro na prova, Vinícius Rangel, terminou a competição na 71ª posição. A prova feminina do ciclismo de estrada está marcada para este domingo (4), às 9 horas (de Brasília), e contará com a participação da ciclista carioca Tota Magalhães.

Agenda do Brasil no domingo (4)

Amanhã tem mais! Confira a programação do Brasil nos esportes de ação das Olimpíadas de Paris neste domingo (4):

05:05 Atletismo 3000 c/ obstáculos feminino
Tatiane Raquel da Silva

05:55 Atletismo 200m feminino
Lorraine Martins

06:50 Atletismo 110m c/ barreiras masculino
Eduardo de Deus

07:05 Vela dinghy masculino
Bruno Fontes

07:05 Vela multicasco misto
João Siemsen/Marina Mariutti Arndt

07:13 Vela kitesurf
Bruno Lobo

07:35 Atletismo 400m c/ barreiras feminino
Chayenne da Silva

09:00 Ciclismo de estrada feminino (medalha)
Ana Vitória Magalhães

09:35 Vela dinghy feminino
Gabriella Kidd

10:40 Canoagem slalom caiaque cross masculino (eliminatória)
Pepê Gonçalves

12:05 Vela dinghy misto
Duarte Had/Swan

12:15 Canoagem slalom caiaque cross feminino (eliminatória)
Ana Sátila

14:05 Atletismo 400m masculino
Lucas Carvalho