Paris 2024: skate street, MTB e vela; confira o resumo da segunda-feira

Paris 2024
O skatista Kelvin Hoefler durante a final da modalidade. Foto: Miriam Jeske/COB

Nesta segunda-feira (29), a disputa olímpica em Paris teve apenas duas brigas por medalhas nos esportes outdoor: o skate street masculino e o mountain bike masculino.

No skate street, Kelvin Hoefler, medalhista de prata em Tóquio, foi o único brasileiro a chegar à final, terminando em 6º lugar. O paulista de 31 anos era um dos favoritos ao pódio, mas não conseguiu repetir o desempenho que o levou ao sucesso na última edição dos Jogos.

Já no mountain bike, o baiano Ulan Galinski, único representante do Brasil no XCO (cross country olímpico), ficou na 21ª posição no percurso desafiador da Colina de Elancourt, o ponto mais alto de Paris.

Final de altíssimo nível no street skate masculino

Kelvin Hoefler enfrentou uma final olímpica de altíssimo nível no skate street, disputada no Parque Urbano de La Concorde, em Paris. O skatista brasileiro, medalhista de prata em Tóquio 2020, realizou manobras impressionantes apesar do sol escaldante e das lesões no punho e tornozelo. Hoefler acumulou 270.27 pontos, mas terminou na sexta posição..

O ouro foi conquistado pelo japonês Yuto Horigome, que se tornou bicampeão olímpico, enquanto Jagger Eaton, dos Estados Unidos, levou a prata e Nyjah Huston, também do Japão, ficou com o bronze.

Apesar da forte concorrência, Hoefler iniciou com uma boa pontuação de 87.25 e, mesmo com as dores, conseguiu 90.14 e 92.88 em suas manobras, chegando a ocupar a terceira posição temporariamente. Na última manobra, precisava de 97.99 pontos para garantir uma medalha, mas não conseguiu atingir a marca necessária.

“A experiência olímpica é sempre uma vitória. Estar em uma final olímpica, então, onde eu consegui acertar as minhas manobras, consegui ficar em cima do meu skate, consegui dar trabalho para essa nova geração… Eu fiquei bem feliz. Missão cumprida!”, declarou Kelvin Hoefler após a competição.

Giovanni Vianna e Felipe Gustavo, os outros dois brasileiros na competição de skate street, não conseguiram avançar das eliminatórias, terminando em 13º e 15º lugares, respectivamente.

Brasil marca presença no MTB cross-country

O baiano Ulan Galinski foi o único representante do Brasil no mountain bike masculino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, terminando em 21ª posição no XCO (cross country olímpico) realizado na Colina de Elancourt, o ponto mais alto da capital francesa. Galinski completou as 16 voltas do circuito em 1h30min55s, 4 minutos e 33 segundos atrás do líder.

A prova contou com a presença de grandes nomes do MTB, como o britânico Tom Pidcock, campeão olímpico, o neozelandês Sam Gaze e os suíços Nino Schurter e Mathias Flückiger. Pidcock, que já havia vencido em Tóquio 2020, conquistou o ouro novamente após uma recuperação notável, superando problemas mecânicos e um intenso duelo com o francês Victor Koretzky, que terminou com a prata. O sul-africano Alan Hatherly ficou com o bronze.

Galinski, aos 26 anos, fez sua estreia olímpica e segue os passos de Henrique Avancini, que obteve o melhor resultado brasileiro na modalidade ao terminar em 13º lugar em Tóquio 2020. Galinski lutou pelo top-20, mas não conseguiu superar o italiano Simone Avondetto e o norueguês Knut Roehme.

Vela skiff e wind

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze competiram em três regatas no skiff feminino da vela em Marseille nesta segunda-feira. Elas encerraram o dia na 5ª posição, mas, após considerar o descarte, caíram para o 15º lugar geral com um total de 56 pontos nas suas cinco melhores regatas. Com mais seis regatas pela frente, a dupla ainda mantém chances de avançar para a regata de medalha, embora a distância para os líderes seja considerável. A França lidera a classificação com 10 pontos, seguida pela Holanda com 20 e pela Itália com 28.

No skiff masculino, Marco Grael e Gabriel Simões participaram da sexta regata e terminaram na 19ª posição, agora ocupando o 20º lugar geral. Com um total de 12 regatas previstas, a dupla precisa melhorar sua colocação para entrar no top 10 e disputar medalhas em Paris.

Na iQFoil, o brasileiro Mateus Isaac foi desclassificado na única regata do dia por largar sob bandeira preta, e atualmente figura em 23ª posição geral com 25 pontos. Ainda restam 15 regatas para a classe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A vela é uma das modalidades que mais trouxe medalhas ao Brasil na história das Olimpíadas. O país conquistou 19 medalhas, sendo oito de ouro.

Brasil sofre primeira baixa no surf

No surf, a categoria masculina competiu nas oitavas de final em um mar pesado com cerca de 10 pés em Teahupo’o, no Taiti. Gabriel Medina e João Chianca deram show de surf e avançaram para as quartas de final.

O tricampeão mundial enfrentou o japonês Kanoa Igarashi, seu algoz nas olimpíadas de Toquio 2022. O brasileiro venceu a disputa de forma espetacular, com direito a 9.90 –  a maior nota da história do surf olímpico.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por sportv (@sportv)

Na bateria seguinte, o surfista de Saquarema João Chianca entrou na água contra o marroquino Ramzi Boukhiam. A disputa foi acirrada desde o início, com ondas de altíssimo nível. O somatório terminou em 18.10 a 17.80, com vitória brasileira.

Já o bicampeão mundial Filipe Toledo entrou na segunda bateria do dia e foi derrotado pelo japonês Reo Inaba. Com a saída de Toledo, o sonho de uma final 100% brasileira no Taiti se desfez, já que Gabriel Medina e João Chianca, os dois outros representantes do Brasil na competição, estão no mesmo lado do chaveamento e se enfrentarão nas quartas de final.

As disputas das oitavas de final feminina não aconteceram nesta segunda-feira.

A cobertura completa do Surf olímpico você acompanha na Surf Hardcore.

Agenda do Brasil na terça-feira (30)

Amanhã tem mais! Confira a programação do Brasil nos esportes de ação das Olimpíadas de Paris nesta terça-feira (30):

03:00 Triatlo individual masculino (medalha)
Manoel Messias
Miguel Hidalgo

04:30 Remo skiff simples feminino (quartas de final)
Beatriz Cunha

05:10 Remo skiff simples masculino (quartas de final)
Lucas Verthein

07:05 Vela skiff feminino
Martine Grael e Kahena Kunze

07:13 Vela windsurf masculino
Mateus Isaac

09:35 Vela skiff masculino
Marco Grael e Gabriel Simões

10:00 Canoagem slalom canoa individual feminino (eliminatórias)
– 10:00 descida 1
– 12:00 descida 2
Ana Sátila

10:11 Ciclismo BMX freestyle park masculino (classificação)
Gustavo Batista de Oliveria

11:00 Canoagem slalom caiaque individual masculino (eliminatórias)
– 11:00 descida 1
– 13:10 descida 2
Pepê Gonçalves