Aprenda os 6 passos para montar um acampamento e pare de lutar com sua barraca

Por Zoe Gates, da Backpacker

Foto: shutterstock

Então você comprou sua primeira casa móvel? Parabéns! Mas, não importa o quão impressionantes sejam as especificações ou se os materiais são ponta, se você não souber como montar a sua barraca corretamente.

+ Como cuidar da sua barraca de acampamento
+ Guia para te ajudar a decidir qual barraca comprar
+ Conheça as 7 trilhas mais lindas do Brasil

Embora cada modelo de barraca tenha uma forma única de funcionamento, as 6 dicas a seguir são princípios básicos para que você tenha a noite segura, seca e aconchegante no seu acampamento.

6 passos para montar a sua barraca:

Pratique em casa primeiro

Foto: shutterstock

Imagine isso: você entra no acampamento ao anoitecer após um longo dia de trilha cansativa. Você mal pode esperar para se acomodar, se alimentar com um belo de um macarrão e depois se rastejar para o seu saco de dormir. Você larga sua mochila, tira as botas de trilha e saca barraca bem já com a ajuda de uma lanterna. Vinte minutos depois, você ainda está se atrapalhando com um emaranhado de varetas. Seus dedos ficam dormentes à medida que a noite cai, você está com fome e sua barraca está empilhada no chão. Falhou! Talvez você devesse ter planejado com antecedência.

Nunca monte uma barraca nova pela primeira vez no local de acampamento. Algumas barracas são mais complicadas do que outras e até os mochileiros mais experientes podem demorar antes de entender o funcionamento daquele item.

+ Cozinha de acampamento: um guia para você começar

Então, é melhor passar por esse processo bem alimentado no conforto da sua sala de estar ou quintal do que no acampamento, onde as condições podem ser piores. Alguns fabricantes oferecem até vídeos do YouTube com instruções de montagem.

Atenção! Antes de pegar a trilha, reembale sua barraca e confirme se todas as peças estão incluídas. Nota: Nem todas as barracas vêm com estacas, e algumas vêm apenas com estacas frágeis.

Encontre um bom acampamento

Escolher o local certo para dormir à noite é quase que uma arte. Mas, de um modo geral, você deve procurar por uma superfície plana e lisa, como terra batida. Evite desníveis, onde a água pode se acumular em caso de chuva.

Opte por áreas bem drenadas e, por fim, não se esqueça de retirar galhos ou outros perigos em potencial antes de montar sua barraca.

Coloque tudo para fora

Comece espalhando lona de chão da barraca no sentido em que gostaria de dormir. Nem todas as barracas vem com esse item, mas ele é útil para proteger sua barraca do chão, do impacto com pedras e cactos, além de adicionar uma camada de proteção contra condições úmidas. (Caso, a sua não tenha, você pode comprar um separadamente).

Coloque o ‘corpo’ da sua barraca em cima da lona, mantendo a localização das portas em mente. Se estiver ventando, talvez seja necessário pesar os cantos com pedras ou prendê-los antes de tentar montá-la.

Monte os postes da barraca

Foto: shutterstock

Ao montar os postes, insira cada parte uma a uma. Evite arremessar a coisa toda na sua frente para que ela se encaixe, porque dessa forma você diminui a probabilidade de quebrar seu bastão ou cabo de choque.

A montagem dos postes seção por seção garante que cada peça esteja encaixada corretamente e evite danificar as extremidades das peças. Se sua barraca tiver mangas de poste, ilhós ou clipes para prendê-los ao corpo da barraca, é útil montá-la com um amigo. Fique em cantos opostos da barraca enquanto você insere as varas.

Monte sua barraca

Esta etapa depende do design da sua barraca. Certifique-se de que você está combinando todas as peças e cantos adequados, prendendo todas as fivelas e clipes, colocando a braçadeira e apertando as correias e guias para um passo firme. Parabéns! Você montou sua barraca. Mas você ainda não terminou.

Traga segurança para o seu abrigo

Especialmente se houver previsão de mau tempo, você vai precisar que sua barraca suporte as diversidades de perrengues. Observe todos os cantos e incline suas estacas em direção à barraca para obter força máxima. Em solo duro, use uma pedra para ‘martelá-las’ suavemente. Você pode precisar mover a configuração da sua barraca um pouco para colocar estacas em torno de rochas e raízes.

-Publicidade-