O nascer do sol no vulcão Haleakala em Maui é uma das atrações mais populares do Havaí. Mesmo com sistemas de controle de visitantes, agora as autoridades exigem que os turistas façam reservas on-line com até dois meses de antecedência.
Em 2017, as autoridades do Parque Nacional Haleakala, no Havaí, tiveram que implementar um sistema para limitar o número de pessoas que acordavam cedo para ver o nascer do sol no pico mais alto de Maui, a mais de 3 mil metros de altura. Na época, mais de 1.000 pessoas lotavam a área e causavam problemas de segurança.
Agora, se você quiser ver o nascer do sol em Haleakala, deve visitar o site do parque com antecedência e reservar seu lugar. Você precisará de um carro para chegar ao “Summit District”, como é chamada a área do ponto de observação do nascer do sol. E é isso que o parque está limitando, não o número de pessoas em si.
+ 5 viagens dos sonhos para quem realmente curte aventura
Ver essa foto no Instagram
Apenas 150 veículos são permitidos no parque todas as manhãs e agora precisam ter um registro, que custa US$ 1 por carro, e uma taxa de entrada de US$ 20 por pessoa. Para entrar no Summit District, os visitantes devem apresentar uma impressão em papel de sua reserva e uma identificação com foto correspondente ao nome da reserva. As reservas do nascer do sol são necessárias apenas para entrar no parque entre as 3 e as 7 da manhã.
As reservas são abertas com dois meses de antecedência e um número limitado de bilhetes de última hora é liberado novamente dois dias antes da data selecionada.
Mas atenção: a reserva não significa que seu nascer do sol seja garantido. E não há reembolso se você não puder ver o nascer do sol. O parque não pode controlar as condições meteorológicas e você terá que cruzar os dedos para que seu dia reservado esteja com céu limpo.