Pai e filho que vivem em uma aldeia na Índia dizem ter sido forçados a viver em cima de uma árvore depois que sua casa foi destruída por elefantes selvagens há três dias.

Sudya Mahakud, morador da vila de Kusumita, no distrito de Keonjhar, disse que montou uma casa na árvore para salvar sua vida. “Três dias atrás, elefantes selvagens destruíram minha casa. Meu filho e eu estamos vivendo em cima de uma árvore em uma casa temporária para salvar nossas vidas dos elefantes que frequentemente vêm aqui, inclusive durante a noite”, disse o indiano para o canal de televisão NDTV.

+ Elefante persegue turistas durante safári na África; veja o vídeo
+ Roteiros outdoor na Índia

O homem pediu ao governo do estado que lhe fornecesse uma casa. “Eu exigi uma casa do governo como compensação, mas sem sucesso”, disse ele.

O departamento florestal de Keonjhar disse que um esquadrão foi formado para rastrear o movimento dos elefantes.

“Estamos tentando o nosso melhor para compensá-lo, a papelada foi feita. Também conversamos com ele e o fizemos entender. Ele agora retornou à vila. Um esquadrão foi formado pelo departamento florestal para rastrear o movimento dos elefantes”, afirma o oficial Sushanta Kumar Pradhan.

Muitos moradores da vila afirmam que os elefantes selvagens se tornaram uma ameaça ao destruir plantações e casas na região.

De acordo com o último censo oficial, a Índia abriga uma população de 27.7 mil elefantes selvagens. Cerca de 3,5 mil exemplares domesticados vivem em cativeiro. O elefante é um animal de tradição religiosa e cultural no país, e as autoridades aumentaram os esforços para sua conservação, ao mesmo tempo em que tentam reduzir os conflitos com humanos.