O outline de uma prancha de surf é a sua curvatura, do bico à rabeta, quando olhada de frente. Confira mais este Guia Hardcore:
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Essa medida é muito importante pois influenciará diretamente o comportamento da prancha na água, sua desenvoltura e projeção nas ondas.
Por exemplo, uma prancha de surf com um outline mais curvo será uma prancha mais instável, pois terá menos contato com a superfície da água, porém, justamente por isso, é uma prancha mais manobrável.
Já um outline menos curvilíneo garantirá mais estabilidade à prancha, porém, bem menos manobrável do que uma “arisca”.
Contudo, quanto mais reto for o outline da prancha, mais projeção ela será capaz de fornecer. Ou seja, será capaz de deslizar na água com mais velocidade.
No caso de uma onda muito tubular, como é o caso de Pipeline, no Havaí, tudo que queremos é uma prancha com muita projeção, para entrar e sair dos tubos.
Alguns outlines têm sessões bem paralelas e outros seguem uma curva contínua. Esse entendimento também é importante ao analisar a funcionalidade da sua prancha.
Mas, no geral, quanto mais paralelo for o outline, mais superfície de borda vai estar conectada com a água, o que ajuda na geração de velocidade ao trabalhar a prancha na parede da onda. Em contrapartida você perde liberdade de movimento.
Portanto, ao escolher sua prancha, tenha em mente onde ela será usada e qual sua finalidade (surf de alta performance, diversão, pegar tubos, etc.).
WING – Uma das características de design de outline mais marcantes que existem é o wing, que é aquele “degrau” presente no outline de algumas pranchas.
Normalmente existe um ou dois (double wing). Sua função é a de preservar o a curva de outline da prancha e diminuir a área de rabeta. Essa redução garante uma troca de borda com maior facilidade.
Mas atenção, quanto maior tamanho do wing, maior a chance da prancha perder velocidade e essa é uma questão delicada e que depende muito da visão do shaper e do nível do surfista.
Certamente outros fatores ligados ao design serão importantes para o desempenho do equipamento, como a curva do fundo da prancha (rocker), os tipos de fundo (concave, flat, etc.), o formato das bordas, do bico e da rabeta. Mas isso é assunto para os próximos artigos!