O glúten é a proteína encontrada no trigo, centeio e cevada, mas também é encontrada em alimentos como sorvete e ketchup. A dieta sem glúten é normalmente seguida por pessoas que sofrem de sensibilidade ao glúten ou doença celíaca, uma condição que causa uma reação negativa a proteína e resulta em danos ao intestino. Esse dano dificulta a absorção do corpo pelos nutrientes necessários e leva a deficiências de vitaminas e minerais.
+ As vitaminas que todo atleta realmente precisa
+ Quer acabar com seu dia? Pule o café da manhã
Nos últimos anos, dietas sem glúten tornaram-se parte da moda da perda de peso. No entanto, uma dieta sem este composto de proteínas não é necessariamente mais saudável e muitas vezes leva ao ganho de peso. Muitos produtos sem glúten são ricos em carboidratos e açúcar processados. Uma pessoa que não tem sensibilidade ou doença celíaca seria melhor comprar uma variedade de carboidratos ricos em fibras, proteínas magras, frutas e vegetais coloridos e gorduras saudáveis. Cevada integral, trigo e centeio também possuem fibras, o que pode ajudar a diminuir o colesterol e melhorar a saúde digestiva.
Aqui está uma lista de prós e contras de uma dieta sem glúten.
Prós e os contras da dieta sem glúten
Prós da eliminação do glúten
- Se você tem intolerância ou sensibilidade, pode ter inflamação ou danos ao trato intestinal. Não ingerir alimentos com glúten pode ajudar a reverter esses danos e inflamações.
- Incentiva a leitura de etiquetas e mais conscientização sobre os alimentos
- Leva a uma dieta mais saudável, repleta de alimentos menos processados
- Introduz grãos de alta qualidade, como a quinoa, em sua dieta
Contras
- Ingestão reduzida de carboidratos devido à falta de educação sobre os nutrientes (nem todos os carboidratos têm glúten)
- A falta de fibra de fontes tradicionais pode levar a problemas digestivos
- Possível ganho de peso com a ingestão de produtos sem glúten, que geralmente contêm níveis mais altos de gordura e açúcar
- Também pode ganhar peso à medida que o intestino se recupera e começa a absorver os nutrientes adequadamente
- Possível perda de peso e consumo de uma dieta deficiente em nutrientes pela eliminação de muitos alimentos por medo de uma reação negativa
Conclusão: se você acha que tem sensibilidade ou doença celíaca, consulte seu médico. Não faça uma dieta sem consultar o seu médico. Ficar sem glúten pode afetar os resultados do exame de sangue usado para diagnosticar a doença celíaca.