Os campeões mais jovens da história do Ironman

Por Outside USA

Os campeões mais jovens da história do Ironman - Go Outside
Magnus Ditlev foi campeão no Challenge Roth com apenas 24 anos. Foto: Reprodução/Instagram/@magnuselbaekditlev

No começo de julho, a vitória dinâmica de Magnus Ditlev no Challenge Roth se destacou por mais do que apenas o fato de ele derrotar o atual campeão Patrick Lange. Com apenas 24 anos, o nativo de Copenhague se tornou o mais jovem vencedor masculino de todos os tempos do evento. Enquanto estudos – e resultados – mostram que os atletas de resistência tendem a atingir o pico por volta dos 33 anos, aqueles como Ditlev contrariaram essa tendência e conquistaram títulos importantes aos 20 anos. Aqui está uma lista de alguns dos mais jovens campeões profissionais de Ironman (e iron-distance) na história do esporte.

+ Reinaldo Colucci vence Ironman Brasil 18 anos após sua estreia na prova
+ A hora da verdade: como se preparar para o seu primeiro triatlo

Os campeões mais jovens da história do Ironman

Mulheres

  • Kathleen McCartney (EUA)
    Campeonato Mundial de Ironman de 1982

A idade: 22

A jovem McCartney – então uma estudante da Universidade de Santa Bárbara com experiência mínima em qualquer esporte, muito menos no triatlo – passou a famosa Julie Moss, que desmaiou de exaustão pelo calor no trecho final da corrida de 1982, tornando-se a campeã surpresa.

Onde ela está agora? McCartney terminou seis Campeonatos Mundiais de Ironman entre 1982 e 1988, depois tirou 15 anos para criar sua família. Ela voltou a competir no Ironman como um grupo de idade e competiu em Kona pelo menos uma dúzia de vezes.

  • Sylviane Puntous (Canadá)
    Campeonato Mundial de Ironman de 1983

A idade: 22

Sylviane, junto com sua irmã gêmea idêntica Patricia, não estão apenas entre os pódios mais jovens da história do Ironman: eles também são o único conjunto de irmãos a terminar 1-2 nos campeões mundiais. Em 1983, Sylviane cruzou a linha de chegada primeiro, para selar sua vitória aos 22 anos, e fez isso novamente no ano seguinte. As carreiras pró triatlo das franco-canadenses foram relativamente breves, mas prolíficas. Com exceção de 1985, uma Puntous estava no pódio em todas as corridas do Campeonato Mundial de Ironman entre 1982 e 1989.

Onde ela está agora? Depois de se aposentar do triatlo, Slyviane e Patricia continuaram a competir na corrida, principalmente cruzando a linha de chegada do Rock ‘n’ Roll Montreal 2017 em tempos idênticos, empatando em primeiro lugar na categoria de 55 a 59 anos.

  • Paula Newby-Fraser (África do Sul)
    Campeonato Mundial de Ironman de 1986

A idade: 24

Com sua base atlética colocada na piscina como nadadora competitiva em sua terra natal, a África do Sul, Newby-Fraser terminou em terceiro em seu primeiro Ironman em 1985, que por acaso foi o Campeonato Mundial. Quando Newby-Fraser voltou ao Havaí aos 24 anos em 1986 para apenas seu segundo Ironman, ela venceu, conquistando seu primeiro de oito títulos lá.

Onde ela está agora? Newby Fraser permanece intrinsecamente ligada ao esporte, não apenas como a discutível G.O.A.T. e “Queen of Kona”, mas também através de seu papel trabalhando nas relações pró-atleta com o grupo Ironman.

  • Lucy Charles-Barclay (Grã-Bretanha)
    Challenge Roth, 2019

A idade: 26

Os caminhos precoces de Charles-Barclay no triatlo começaram rapidamente. Ela venceu o Ironman Lanzarote em 2017 aos 23 anos e, mais tarde naquele ano, seu segundo lugar no Campeonato Mundial de Ironman, atrás de Daniela Ryf, fez dela a atleta feminina mais jovem em mais de 30 anos a chegar ao pódio em Kona. Sua vitória no Challenge Roth aos 26 anos (onde ela era mais de uma década mais jovem que a vice-campeã Sarah Crowley), fez dela a campeã mais jovem em pelo menos 15 anos.

Onde ela está agora? Charles-Barclay está se recuperando de uma fratura por estresse no quadril esquerdo, que ela sofreu no final de março. Antes disso, a jovem de 28 anos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Ironman 70.3 em setembro.

Homens

  • Philip Graves (Grã-Bretanha)
    2009 Ironman U.K.

A idade: 20

Chame isso de sorte de principiante: em sua primeira corrida profissional, Graves conseguiu uma vitória direta, cruzando a linha em 8:45:52 para se tornar o mais jovem campeão de Ironman da história. Graves, que começou a competir no circuito júnior aos 16 anos, se classificou para o Ironman World Championships com sua vitória no Reino Unido, e terminou em 41º em Kona.

Onde ele está agora? Aos 33 anos, Graves continua a competir. Ele reconheceu alguns altos e baixos em sua carreira após a vitória em 2009, fez uma passagem nas draft-legal racings e também correu como ciclista profissional.

  • Daniel Bækkegård (Dinamarca)
    Ironman Áustria 2019

A idade: 23

Após anos de sucesso como nadador, Bækkegård entrou no cenário do triatlo profissional em 2019, conquistando uma vitória impressionante na Áustria por mais de dez minutos para se tornar um dos atletas mais jovens a conquistar o degrau mais alto em uma corrida de Ironman. Ainda mais impressionante? A vitória na Áustria veio apenas uma semana depois que ele venceu o Ironman 70.3 Finlândia.

Onde ele está agora? Ainda ganhando. Agora com 26 anos, Bækkegård conquistou recentemente o título do Campeonato Europeu de Ironman 70.3 em Elsinore, Dinamarca. Embora tenha se concentrado mais na distância de 70,3 nas últimas temporadas, ele foi terceiro no Ironman Tulsa em maio passado, terminando atrás do alemão Patrick Lange e do suíço Jan Van Berkel, que são quase uma década mais velhos que o jovem dinamarquês.

  • Tim Van Berkel (Austrália)
    2008 Ironman Western Australia

A idade: 24

Depois de competir brevemente como um grupo de idade (ele terminou em nono na divisão 20-24 no Campeonato Mundial de Triatlo de 2005 da ITU do Havaí), Van Berkel se tornou profissional aos 23 anos. Em sua segunda temporada, ele venceu o Ironman Western Australia e seguiu isso com vitórias no Ironman Copenhagen em 2010 e 2011 – dando-lhe três vitórias na carreira Ironman quando ele tinha 27 anos.

Onde ele está agora? Aos 38 anos, Van Berkel é agora um dos atletas mais velhos em qualquer lista inicial, mas as vitórias continuam chegando: ele conquistou o título do Ironman Australia em maio e o Challenge Shepparton em março.

  • Scott Tinley (EUA)
    Campeonato Mundial de Ironman de 1982

A idade: 25

Quarenta anos depois de ganhar o título mundial, Tinley continua sendo o mais jovem a vencer no Havaí. O Ironman Hall of Famer venceu novamente em 1985 e terminou no pódio dos campeões mundiais seis outras vezes.

Onde ele está agora? Tinley se aposentou das corridas em 1999 como um dos atletas de maior sucesso na história do esporte e começou uma carreira acadêmica, lecionando cursos de humanidades esportivas em nível universitário e escrevendo vários livros.

-Publicidade-