Ônibus ganham conforto e atendimento de primeira classe para disputar passageiros com os aviões

Por IstoÉ

CONFORTO PRODUTIVO Ônibus produzido pela Marcopolo tem opção de área para trabalho remoto durante a viagem (Crédito: Cassio Braga)

A alta do preço das passagens aéreas, a retomada das atividades depois do isolamento social, a modernização dos veículos e a qualidade do atendimento foram atributos fundamentais para atrair novo perfil de público. Recém-contratada como procuradora do município de Ribeirão Preto, a paulista Dafine Saker não pensou duas vezes na hora de trocar o avião pelo ônibus. Mesmo tendo que enfrentar 315 quilômetros, ela diz que o custo-benefício vale muito a pena. “Há dois meses estou nessa vida de ir e vir de Ribeirão Preto para São Paulo, e viajar de avião estava impraticável, além do transtorno que é o trânsito até o aeroporto e todo o processo de embarque”, explica.

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O transporte rodoviário de passageiros movimenta aproximadamente R$ 20 bilhões por ano no Brasil. O setor atraiu a atenção de companhias de tecnologia, que têm conseguido reduzir preços ao consumidor em até 40%. Acostumado a usar o avião de Curitiba para São Paulo, o educador físico e youtuber Aurélio Alfieri Neto passou a viajar de ônibus para economizar, mas percebeu que a escolha também gerava economia de tempo. “Não perco a hora útil do dia com o leito-cama, viajo no período noturno e durmo a noite inteira. Além da economia, ganho tempo”.

São dois exemplos, mas de agosto a outubro de 2022, quase 30 mil passageiros embarcaram em ônibus com categoria premium, por meio da plataforma de fretamento colaborativo de ônibus Buser, que já opera com cerca de 700 destinos. “Esse volume de passageiros representa demanda 11% superior a do trimestre anterior (maio a julho)”, diz Thiago Zanetti, diretor de Operações da empresa.

Na linha premium, empresas oferecem tudo o que uma primeira classe de avião tem: serviço de bordo, poltronas reclináveis a 180º, ambiente climatizado, TV com canais de streaming, manta, travesseiro e alguns serviços a mais, como cortina de isolamento, poltronas com massageador acionado por controle remoto, estofado fabricado com espuma viscoelástica e luzes de cromoterapia. Em alguns modelos é possível trabalhar em uma mesa dobrável, que fica ao fundo do ônibus. “Adoro viajar de avião, mas se tenho a possibilidade de utilizar esse ônibus, não penso duas vezes!”, diz a empresária e influenciadora Patrícia Ribeiro.

A Sala VIP da Levare, por exemplo, se torna um diferencial, com lugares estratégicos próximos às rodoviárias. “Eu me sinto segura nesse ambiente, sem aquele entra e sai da rodoviária, podemos solicitar a comissária um táxi para nos pegar no desembarque”, ressalta Dafine.

Em alguns veículos é possível encontrar sistemas de segurança de ponta que são capazes de detectar sinais de sonolência do motorista, gerando alertas sonoros.

Para lazer ou a trabalho, quem viaja deseja chegar ao destino com disposição para enfrentar uma maratona de atividades. O ônibus com estrutura completa permite que o trajeto seja confortável e garante algumas horas de sono. “Fiz viagem bate e volta para o Rio pela companhia Água Branca e, como foi de última hora, o preço da viagem aérea estava impraticável. Optei por esse serviço pelo preço. Embarquei às 23h40 e acordei em São Paulo às 6h, uma viagem extremamente confortável”, afirma Martin Henkel, 55 anos, CEO da SeniorLab.

As tarifas realmente impressionam. É possível encontrar assentos 60% mais baratos em relação ao preço médio das passagens nas rodoviárias. “O transporte rodoviário cresceu muito no período pós-pandemia. A demanda aumentou, estamos trabalhando para entregar as encomendas dos clientes para a alta temporada”, afirma Ricardo Portolan, diretor da Marcopolo, fabricante de ônibus que faz a customização das carrocerias.