A ONG inglesa Surfers Against Sewage e a agência Mr. President lançaram uma prancha de surfe chamada “The Floater”, feita a partir do lixo retirado do mar e outros resíduos de poluição oceânica, incluindo água contaminada por esgoto. O objetivo da prancha é chamar a atenção do governo e da população do Reino Unido para a falta de medidas que combatam a contaminação do mar e dos rios da região.
+ Surf e caminhadas podem ajudar a reduzir os sintomas da depressão, segundo estudo
A prancha foi desenvolvida por Niall Jones, proprietário da Benthos Surf, que é um designer especializado em sustentabilidade. Ele utilizou materiais reciclados para criar o corpo da prancha e transformou o esgoto bruto retirado do mar em resina. Para intensificar o impacto, Jones incluiu duas “janelas transparentes” na prancha que mostram os dois litros de água suja contidos nela.
A agência Mr. President produziu um vídeo (veja abaixo) que destaca o problema do esgoto e das águas não tratadas despejadas no mar britânico, o que polui o meio ambiente e prejudica a prática de esportes como surfe, stand up paddle e natação. Na peça, o campeão europeu de longboard Ben Skinner e outros surfistas aparecem surfando com a The Floater.
+ Carlos Bahia e Chloe Calmon fazem os recordes da abertura do Mundial de Longboard
A Surfers Against Sewage está organizando uma ação em Brighton para o dia 20 de maio, além de uma manifestação com vários surfistas em outras regiões costeiras e esportistas de várias modalidades em rios para evidenciar a gravidade da poluição. A ONG está pedindo que o público assine a petição “Dirty Money”, que exige o fim das empresas de água que lucram com a poluição.