A sexta-feira, 13 de agosto, proporcionou ondas gigantes na praia de Teahupoo, no Tahiti, considerada um dos picos de surf mais temidos do planeta.
+ Lenda do windsurf, Robby Naish protagoniza documentário biográfico
+ Peru, uma surftrip que precisa entrar na sua lista
+ Conheça a maior caverna do mundo, localizada no Vietnã
Nomes como o brasileiro Lucas Chumbo, além de big riders como Kauli Vaast, Nathan Florence, Jerome Sayhoun, Eimeo Czermak, Matahi e Manoa Drollet foram alguns dos destaques nas bombas cabulosas do pico.
O swell da última sexta em Teahupoo foi comparado a outra ondulação histórica no mesmo local, que ficou conhecida como “Code Red”, em 2013.
“Eu estava lá no swell do Code Red”, disse o surfista local Tikanui Smith em depoimento ao site Surfline. “Para mim, este swell foi quase o mesmo”.
“Eu estava lá para a onda histórica de Koa [Rothman] em 2013. Eu estava lá em 2015 quando Keala Kennelly ganhou o tubo do ano. Foi super gigante, mas nada comparado ao que aconteceu na sexta-feira. O único dia em que poderíamos compará-lo seria com o Code Red, com certeza. Nunca vi tantos sorrisos, tantas pessoas pegarem as ondas de suas vidas. Este foi um swell tão louco e as pessoas vão se lembrar disso. As pessoas vão falar sobre esse swell, como ainda fazem com o Code Red, por muitos anos”, complementa Smith.
A edição do vídeo abaixo é do cinegrafista Tim McKenna.