Olimpíadas: Brasil estreia no bobsled amanhã homenageando atleta morto em acidente

Por Redação

Olimpíadas: Brasil estreia no bobsled amanhã homenageando atleta morto em acidente | Go Outside
Foto: Divulgação/CBDG

O Brasil fará sua estreia no bobsled nos Jogos de Inverno de Pequim nesta segunda-feira (14), às 09h05 (horário de Brasília), com Edson Bindilatti e Edson Martins, respectivamente, como piloto e breakman. O time brasileiro está homenageando Odirlei Pessoni, que esteve nos Jogos de Sochi 2014 e Pyeongchang 2018 na modalidade, e faleceu em um acidente automobilístico em 2021.

+ Guia dos Jogos de Inverno: tudo sobre o bobsled em Pequim
+ Pequim: Valentino Caputi é convocado para reserva de Michel Macedo, que testou positivo para Covid

O tributo está no trenó e no capacete da equipe, que têm a silhueta de Pessoni, que morreu aos 38 anos, estampada.

Olimpíadas: Brasil estreia no bobsled amanhã homenageando atleta morto em acidente
Foto: Alexandre Castello Branco/COB

“Essa homenagem foi uma ideia de todo o time porque o Odirlei era um cara fantástico, o coração do time. Era nosso mecânico, nosso engenheiro e um baita de um atleta. Chegava no topo da pista e podia estar quem fosse que ele não tremia. Era um super parceiro, com um coração gigante”, diz o capitão e piloto do trenó, Edson Bindilatti, responsável por trazer Pessoni para a modalidade.

“O mínimo que poderíamos fazer era trazer ele com a gente. Sabemos que não pode ter marcas, patrocínio nada disso no trenó. Mas se a organização pedir para tirar, é um questionamento que a gente vai fazer porque é uma homenagem que vai além do esporte”, completou.

O Brasil no bobsled

O Brasil já marcou presença na modalidade nos Jogos Olímpicos de Salt Lake 2002, Turim 2006, Sochi 2014 e Pyeongchang 2018. Em Pequim 2022, além do trenó com quatro integrantes, o país estará também representado no de duas pessoas. Edson Bindilatti e Edson Martins serão, respectivamente, o piloto e o breakman (responsável por empurrar e frear o trenó), na estreia do Brasil na modalidade na China.

“Todos os atletas que estão aqui, sem exceção, têm experiência de Jogos Olímpicos. O Edson Martins está no terceiro Jogos, Rafael e Erick, no segundo e eu, na quinta. Temos uma maturidade muito boa para chegar na competição e poder dar o nosso melhor”, disse Bindilatti, que irá se aposentar depois de Pequim 2022.

“Estamos num nível melhor que nos Jogos anteriores, tanto em termos de preparação, como de nível técnico. Evoluímos bastante, mas os outros times também. Ainda ficamos um pouco atrás das maiores potências em termos de material, mas vamos fazer de tudo para fazer o melhor com o que temos”, completou.

A estreia brasileira na modalidade acontece nesta segunda-feira (14), às 09h05 (horário de Brasília). Saiba como assistir aqui.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo