A Olimpíada de Tóquio pode ser cancelada se a pandemia de Covid-19 continuar no próximo ano, de acordo com o presidente do Comitê de Tóquio 2020.
Os Jogos de 2020 foram adiados devido ao surto de vírus para 23 de julho de 2021. Mas, questionado em uma entrevista à Nikkan Sports sobre outro adiamento do evento se o vírus continuar, o presidente de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, disse: “Não. A Olimpíada seria cancelada então.”
+ Coronavírus pode trazer sequelas graves para mergulhadores
+ Coronavírus: vitamina D protege do Covid-19?
Esta seria a declaração mais forte sobre o cancelamento das Olimpíadas e Paraolimpíadas dos organizadores. “As Olimpíadas foram canceladas no passado por problemas como a guerra. Estamos lutando contra um inimigo invisível agora”, afirmou Mori, que reiterou que os organizadores ainda estão trabalhando para realizar os Jogos no próximo ano.
Enquanto isso, o médico japonês Yoshitake Yokokura, presidente da Associação Médica do Japão, em entrevista coletiva nesta terça-feira, disse que seria “difícil realizar as Olimpíadas” sem uma vacina eficaz.
“Não estou dizendo que o Japão deva ou não realizar os Jogos, mas creio que será difícil”, disse Yokokura. “Quero acreditar que (o número de) pessoas infectadas (em Tóquio) está diminuindo. Mas como não há testes suficientes sendo realizados no Japão, é difícil avaliar (se o número de casos diminuiu).”
Existem 13.614 casos confirmados de coronavírus no Japão e pelo menos 385 mortes, de acordo com a última contagem da Universidade Johns Hopkins. Os números japoneses não estão entre os mais elevados do mundo. Porém um evento como as Olimpíadas reúne pessoas de todo o mundo, entre atletas, jornalistas e torcedores.
Em comunicado divulgado na semana passada, o Comité Olímpico Internacional disse que o Japão não administraria um segundo adiamento, mas acrescentou que está “muito confiante de que todas as partes complexas se unirão e nos proporcionará jogos maravilhosos”.