Se você é um corredor que, por acaso, usa seu rolo de liberação miofascial enquanto rola o TikTok ao mesmo tempo, você pode estar profundamente envolvido no mundo do RunTok. Para os não iniciados, esse lado adequadamente nomeado do TikTok, criado por corredores, para corredores, abrange tudo o que você quer saber sobre a corrida – e muito mais. Existem recomendações de equipamentos, rotinas de “prepare-se-comigo”, opiniões fortes, dicas de treinamento, e por aí vai.
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Atualmente, o RunTok está inundado de vídeos de corredores segurando seus celulares no alto, no modo selfie, enquanto, sim, estão correndo, falando palavras de sabedoria entre respirações ofegantes.
Nos últimos anos, o TikTok ganhou espaço na comunidade de corrida com seu conteúdo mais recente e viciante – a hashtag #RunTok tem um total acumulado de 1 bilhão de visualizações. Graças ao algoritmo inteligente assustador do aplicativo, você não precisa conhecer muitos influenciadores específicos de corrida para receber conteúdo sobre corrida diretamente em sua página inicial. (Seríamos negligentes se não mencionássemos a recente aprovação da legislação dos EUA que exige que a empresa chinesa controladora do TikTok, ByteDance, venda o aplicativo dentro de seis meses ou perca o acesso às lojas de aplicativos dos EUA. Isso está em andamento.)
Como todas as formas de mídia social, o RunTok nos deixa com a pergunta: rolar nossos feeds é um uso valioso do tempo? Ou esta plataforma de mídia social, assim como muitas outras voltadas principalmente para a Geração Z, está prejudicando o bem-estar mental, desempenho e comunidade atléticos?
Conheça os participantes do RunTok
Há uma grande variedade de influenciadores do RunTok na cena: elites, atletas de autoaceitação corporal, corredores “relacionáveis” do meio do pelotão, testadores de equipamentos e mais.
O ultramaratonista e influenciador do RunTok Andy Glaze (408 mil seguidores) adora o lado de corrida do TikTok. Ele está postando na plataforma há dois anos e correndo seriamente há 21. Online, ele compartilha suas experiências correndo ultramaratonas e ganhou popularidade no aplicativo por seus vídeos “Venha correr 100 milhas (160 km) comigo”, que têm coletivamente mais de 100 milhões de visualizações. Além disso, Glaze tem uma sequência de corrida de mais de 180 semanas (ou quase três anos e meio), na qual ele corre mais de 160 km por semana. É extremo. É divertido. Funciona.
@glazeruns
O RunTok é um lugar fantástico para pegar dicas, mas pode ser como cavar um lago de desinformação musgoso. Apenas porque alguém tem muitos seguidores e corre bem não significa que eles estejam certificados para dar conselhos credenciados. Glaze, por exemplo, faz vídeos falando sobre o que funciona para ele e esclarece que não é um treinador.
“Acho que há toneladas de bons conselhos no RunTok”, diz Glaze, 45, de Redlands, Califórnia. “No entanto, sou um defensor do uso de treinadores para planos de treinamento.”
O corredor de Nova Jersey, Hellah Sidibe (386,7 mil seguidores), que nasceu na República do Mali e se mudou para DeKalb, Illinois, em 1988 para frequentar o ensino médio, nunca teve a intenção de ser um influenciador de corrida, mas hoje está entre alguns dos corredores mais conhecidos no espaço. Quando ele começou sua sequência de corrida de seis anos (e contando) em 2017, ele teve que ser convencido por sua noiva, Alexa Torres, a postar sua jornada no YouTube e Instagram.
“No dia 163, cedi e decidi postar”, diz Sidibe, 33, que mora em Rochelle Park, Nova Jersey. “Fiquei na frente de uma câmera e falei com uma plateia. Eu não tinha uma plateia – não tinha nenhum seguidor – e falei sobre por que corro todos os dias e contei minha história.”
Embora nunca tenha sido sua intenção explodir no mundo das mídias sociais, ele é grato por tanto entusiasmo por sua jornada.
@hellahgood a year ago today 🙌🏿 #hellahranacrossamerica
“Minha parte favorita é fazer as pessoas saberem que são muito mais capazes do que pensam, seja correndo ou não”, diz Sidibe. “Correr transformou minha vida em um momento em que achei que estava acabada. Gosto de compartilhar essa parte da minha vida para que as pessoas saibam que a dor de hoje não é o destino de amanhã.”
A influenciadora canadense do RunTok, Emma Flynn, se identifica como uma corredora de porte médio e se autodenomina “sua melhor amiga de corrida lenta sem papas na língua” online. Ela começou a postar no TikTok em maio de 2023 como uma maneira de se manter responsável em sua jornada na corrida. Ela não tinha ideia de que resultaria em 121 mil seguidores que se sentem vistos graças às postagens abertas e honestas de Flynn sobre não se encaixar no tipo de corpo de corredor estereotipado.
“Antes de começar a postar conteúdo de corrida, eu era constantemente bombardeada online pelo que a sociedade consideraria corredores em forma, magros, atléticos e atraentes postando vídeos do tipo, ‘sou uma corredora iniciante – venha correr 25 km comigo!'”, Flynn diz. “Sinto que, tradicionalmente, correr sempre foi algo reservado para pessoas que já eram magras ou sempre esteve ligado a perder peso.”
Ela acrescenta que recentemente viu uma mudança dramática no estilo de conteúdo de corrida no RunTok.
“As pessoas estão correndo independentemente de seu peso e isso trouxe corredores de todas as formas e tamanhos para o cenário”, diz ela. “Muitos dos quais estão apenas correndo por diversão – não para treinar para uma maratona ou perder 50 kg. É tão renovador.”
Alex Hermanson começou a postar no RunTok em novembro de 2022 e já acumulou 30,6 mil seguidores graças ao seu humor e atitude descontraída.
“Sou um cara grande que corre… muito”, diz o corredor de 26 anos de Vineland, Nova Jersey. Seu TikTok mais popular detalha sua jornada correndo para todas as Dunkin’ Donuts em sua cidade natal: 20 km, quatro paradas na Dunkin’, três rosquinhas, cinco hash browns e um galão de água.
Além de sua meia maratona repleta de doces, Hermanson também correu a Maratona da Cidade de Nova York, Maratona da Filadélfia (uma de suas favoritas porque ‘É a coisa mais Philly que você já fez’), Festival de Corrida de Baltimore e Corrida de 10 Milhas, e planeja participar da Maratona de Londres em abril e da Maratona da Vovó em junho.
O algoritmo revida
Os espaços de mídia social estão em constante mudança – quanto mais tempo ficam por aí, mais são manipulados como massinha de modelar. Quando Sidibe começou a postar no TikTok por volta de 2019, não havia muito conteúdo sobre corrida na plataforma. Ele não precisava se preocupar em criar conteúdo que estivesse na moda ou seguir métodos que gerassem números grandes. É, sem dúvida, o momento em que esse conteúdo sobre corrida era mais cru.
“Compartilhe o que você faz, não faça coisas apenas para compartilhar”, diz Hellah Sidibe.
“Mudou muito”, diz Sidibe. “Vejo, no mundo dos influenciadores de corrida, que se tornou uma espécie de ‘Vou fazer coisas para ter algo para postar’, o que pode ser perigoso. Se não for genuíno e você estiver fazendo apenas pela tendência, só pode ir até certo ponto.”
Embora tenha estado no aplicativo por pouco tempo, Hermanson diz que houve muitas mudanças. No início de 2022, havia apenas alguns grandes nomes da corrida no TikTok – Sidibe sendo um deles – mas por volta do tempo em que Hermanson começou a postar, houve um grande boom de criadores de conteúdo sobre correr… bem… correr para o TikTok.
“Quando comecei a postar, houve um grande boom de criadores de conteúdo no espaço da corrida”, diz ele. “Durante esse tempo, o TikTok deve ter nos adorado, porque era conteúdo sobre corrida o dia todo e os números de todos eram realmente ótimos.”
Ele acrescenta que nos últimos três meses, o algoritmo não tem favorecido os criadores do RunTok, e muitos de seus amigos corredores no aplicativo relataram que seus vídeos não estão performando tão bem. Independentemente disso, Hermanson diz que continuará postando, não importa o que seus números digam.
“Como criador de conteúdo e pessoa, eu não poderia estar menos chateado”, diz ele. “Não estou aqui para fazer vídeos que obtenham números – estou aqui para fazer vídeos que deixem as pessoas felizes e sejam divertidos e criativos. Se os números vierem, ótimo.”
Vale ressaltar que ele – juntamente com Flynn e Glaze – não depende financeiramente apenas do TikTok e tem carreiras em tempo integral além de fazer parte do aplicativo. Embora Sidibe também não conte com o TikTok, correr (e tudo o que isso envolve) é sua carreira em tempo integral.
Glaze tem poucas reclamações sobre o RunTok, mas o algoritmo é uma delas.
“Seria bom se o algoritmo recompensasse a positividade e a importância do exercício, em vez de desafios perigosos, negatividade e sexualização”, diz ele. “Mas essas coisas parecem ser o que as pessoas querem ver, então não sei. Vou continuar fazendo meu conteúdo e espero que faça diferença.”
As partes positivas da corrida no TikTok
Ao conversar com Hermanson, ele me disse que iria pegar um avião amanhã e surpreender um de seus amigos do RunTok (@travdaddy_running) na Maratona de Atlanta com um grupo de outros influenciadores do espaço.
“Fiz tantos amigos postando no TikTok”, diz ele. “[Trav] postou um vídeo na semana passada sobre como realmente está lutando com esse bloqueio de treinamento para a maratona, então vários de nós do RunTok entramos em um grupo de chat e agora estamos voando para apoiá-lo. Não teríamos conseguido fazer isso sem o TikTok.”
Ele acrescenta que sua representação no aplicativo pode ajudar corredores de todos os tamanhos e formas a se sentirem bem ao amarrar seus tênis e sair para correr.
“É meio que conhecimento comum que alguns caras não gostam de falar sobre seus sentimentos, depressão, distúrbios alimentares ou coisas assim, então uma das maiores coisas para mim é ser o cara grande que corre sem camisa”, diz Hermanson. “Quero ser a pessoa que ajuda o máximo possível e promover a confiança corporal.”
Flynn concorda que o senso de comunidade é um grande aspecto positivo do RunTok.
“Eu não tinha mais ninguém na minha vida com quem pudesse realmente falar sobre corrida (além do meu namorado) e muito rapidamente me vi fazendo parte de uma ótima comunidade de corredores de todos os níveis de habilidade”, diz ela. “Adoro poder me conectar e inspirar pessoas de todo o mundo em diferentes partes de sua jornada.”
Um tema comum entre alguns dos influenciadores mais populares do RunTok é o quanto eles são honestos online. É fácil postar suas melhores corridas, mas os vídeos expondo os momentos ruins, ritmos perdidos ou dias difíceis podem derrubar barreiras no espaço da corrida e fazer as pessoas se sentirem menos intimidadas para entrar no esporte.
“Sou conhecida por mostrar o bom, o ruim e o feio, para que as pessoas saibam o que esperar de mim”, diz Flynn. “No entanto, com o tempo, comecei a adicionar mais conteúdo não relacionado à corrida na mistura, e pode ser angustiante abrir-se sobre outras partes da minha vida.”
Hermanson, que se tornou amigo de Flynn pelo TikTok, diz que alguns de seus influenciadores favoritos são aqueles que se descrevem como corredores mais lentos e não tradicionais.
“Há um grupo muito legal de corredores que começou a criar conteúdo no TikTok que ajuda a criar esta ilha inclusiva de muitas pessoas todas tentando espalhar a mesma mensagem”, diz ele. ”
Eles (eu incluído) querem fazer as pessoas entenderem que a corrida é algo acessível e queremos ajudá-las a abordá-la. Por muito tempo, não foi assim.”
Quando a corrida no TikTok fica tóxica
Sejamos honestos – toda forma de mídia social vem com seu próprio conjunto de problemas. O TikTok não é diferente, mesmo se você estiver postando conteúdo inocente e otimista sobre corrida. A experiência de todos no aplicativo, é claro, difere, mas parece haver uma semelhança nos comentários ocasionais de ódio ou ataques pessoais.
“Lembro-me distintamente da primeira vez que um dos meus vídeos viralizou no que as pessoas chamam de ‘o lado errado do TikTok’ – o que basicamente significa que ele é empurrado para um grupo diferente de pessoas do que seu público-alvo”, diz Flynn. No vídeo, ela falava sobre normalizar a corrida lenta e compartilhava alguns de seus ritmos. “Fui atingida por uma enxurrada de comentários desagradáveis. Minha intenção era tentar me conectar com meu público e, em vez disso, fui despedaçada por pessoas que não sabiam nada sobre mim.”
Agora ela exclui comentários negativos imediatamente e tenta não pensar neles.
“Eu não presto muita atenção a esses comentários”, diz Hermanson. “Qualquer coisa que você me chame, provavelmente já me chamei antes. Mas se alguém está sendo super negativo sobre um dos meus amigos criadores, isso meio que me incomoda.”
Sidibe admite que não consome ativamente o conteúdo no RunTok devido aos aspectos negativos dele. Ele diz que há muitas contas que oferecem conselhos bem-intencionados que podem se tornar perigosos sem as credenciais adequadas.
“Nunca dei conselhos em minha plataforma ou disse às pessoas: ‘É assim que você deve correr desta forma'”, diz ele. “Você vê muitas pessoas dando conselhos assim que começam a crescer um público, mesmo que não sejam qualificadas. Isso poderia levar alguém a se machucar. O que funciona para mim pode não funcionar para você!”
Sidibe guarda cuidadosamente a alegria que sente ao correr, e embora compartilhe sua jornada online, não quer que as redes sociais causem estresse ou sejam drenantes. Sua noiva posta todo o conteúdo que ele produz, então ele não fica preso rolando comentários negativos ou qualquer coisa que o desanime.
O que um psicólogo do esporte pensa sobre o TikTok?
Jeff Ruser é um especialista em psicologia do esporte na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Ele trabalha com mais de 750 atletas da Divisão I da NCAA (National Collegiate Athletic Association, que organiza o esporte universitário dos EUA) em questões de saúde mental, navegando por transições e desenvolvendo foco mental para aprimorar seu desempenho.
Ele escreveu “Social Media Matters: Navigating the Ups and Downs of Online Presence“, uma análise sobre como estar cronicamente online pode afetar os atletas. A inspiração para este relatório veio quando um jogador de basquete em uma instituição onde ele trabalhou anteriormente jogou uma partida menos que perfeita e recebeu uma enxurrada de insultos, provocações pessoais e críticas no X (anteriormente conhecido como Twitter).
“Foi isso que despertou meu interesse pelo tópico – pensar em como não haveria como algo assim não afetar o psicológico de um atleta”, diz Ruser. “A partir daí, ampliei minha pesquisa não apenas sobre assédio e abuso online, mas olhando como as redes sociais aumentam ou diminuem a experiência de um atleta.”
Quando se trata de responder à pergunta: “O RunTok é tóxico?”, Ruser examina a teoria da comparação social, que sugere que os indivíduos valorizam seu próprio valor pessoal, social ou atlético avaliando como se comparam aos outros.
“Tão frequentemente, a comparação social é vista como algo negativo, e certamente pode ser”, diz ele. “Mas acho que existem formas positivas de comparação. Comparar-se a um corredor que tem um histórico, construção ou aspectos de sua vida semelhantes – acho que isso pode ser realmente legal para um corredor casual olhar para aquela pessoa ou influenciador e pensar: ‘Se eles podem fazer isso, eu também posso’.”
Em outras palavras, ver alguém como você “se esforçando” pode lhe dar a inspiração, motivação e confiança para se esforçar também.
A comparação social negativa é sentir-se inadequado ou inferior ao ver o sucesso de outro corredor. Ruser diz que, embora isso possa levar a implicações negativas para a saúde mental, também pode ser um grande motivador.
“Subestimamos a raiva e a frustração como sendo fagulhas de motivação – quase olhamos para baixo nesses sentimentos, quando é ok ser motivado pela raiva”, diz Ruser. “Uma ressalva é que você não pode esperar contar com o ódio ou sentimentos de inadequação como sua única fonte de motivação, pois isso só vai levá-lo à decepção e ao esgotamento.”
Mas com todo aspecto positivo, há um negativo. A comparação social pode trazer sentimentos de ser inferior e convida os atletas a desenvolverem uma mentalidade perfeccionista. Quando isso se desenvolve, Ruser diz que pode criar estresse intenso e desgaste no bem-estar de um atleta, o que também pode se refletir fisicamente afetando negativamente o desempenho nas corridas.
Ele não acredita, no entanto, que as redes sociais sejam algo para ser descartado, mas devem ser usadas de forma consciente e vantajosa. Ruser incentiva os corredores no RunTok a serem seletivos nas contas que seguem, garantindo que elas forneçam valor e inspiração. Embora o TikTok tenha um algoritmo misterioso, é assumido que se você seguir menos contas de um tipo específico, o aplicativo mostrará menos conteúdo desse calibre para você.
Ele também acredita que as redes sociais devem ser usadas para o que foram, argumentavelmente, originalmente destinadas a fazer: conectar mais pessoas – especificamente, pessoalmente.
“Se o RunTok pode ajudá-lo a se conectar a uma comunidade ou grupo de corrida, use isso e aproveite”, diz ele. “Mas se estivermos contando com as redes sociais para a maioria de nossas conexões, isso levará a um inevitável sentimento de insatisfação.”
Um exemplo perfeito disso é a influenciadora de Nashville (22,9 mil), Raya Mufti. Aos 24 anos, ela é fundadora do grupo de corrida “pace-inclusive” We’re Not Really Runners” (WNRR, sigla para “Nós não somos corredores de fato”, em inglês), que tem filiais em Nova York e D.C.
@imth3pr0blemitsme Tap in with your city & where we should go to next! @notreallyrunners
Novata no cenário da corrida, Mufti começou a postar suas corridas e paces no RunTok e imediatamente recebeu comentários de corredores que se sentiram vistos por sua honestidade e abertura em relação a ser uma iniciante no esporte.
Mufti, embora respeitasse os grupos de corrida locais de Nashville, achava a maioria deles um pouco intimidante. Ela sentiu que provavelmente havia mais pessoas, como ela, que queriam correr, mas tinham medo e insegurança em relação a seus paces. Então ela desenvolveu a ideia do WNRR e anunciou o primeiro encontro do grupo no TikTok.
“O primeiro encontro de corrida teve 13 pessoas – a maioria eram meus amigos que eu implorei para ir”, diz Mufti, rindo. “Mas havia algumas pessoas completamente novas, o que achei incrível. Tipo, você realmente viu isso no TikTok e decidiu arriscar?”
Em sua curta existência, o WNRR acumulou 40 a 50 “membros” que correm juntos aos sábados. As pessoas entraram em contato e pediram a Mufti que ajudasse a montar seu próprio WNRR em Nova York e D.C., e ela está feliz em ajudar a estabelecer os grupos, desde que sigam a mesma missão de inclusão e corrida social.
No caso de Mufti, o RunTok foi uma ferramenta essencial para estabelecer o clube e desenvolver uma comunidade de corredores. Mas estar imerso no RunTok é uma fera completamente diferente. Então, podemos dizer com certeza se a plataforma e o espaço são bons para os atletas a longo prazo?
“Como qualquer bom psicólogo diria, depende”, diz Ruser. “Pode ser uma ferramenta tremenda para nós, ou pode ser algo que diminui nossas vidas cotidianas como corredores. Quando usado corretamente, é um ponto positivo. Quando usado sem pensar, você pode se sair melhor minimizando seu uso.”
Ele enfatiza a importância de colocar sua jornada em primeiro lugar, em vez de se concentrar em como você é percebido no RunTok. Seu conselho ecoa o de Sidibe, que me deixa com isso:
“Continue regando onde você está, faça isso ficar mais forte e cultive o que você ama fazer.”