Comprar uma bicicleta nova é empolgante, mas antes de sair para o primeiro pedal, uma boa inspeção é obrigatória. Claro, a bike pode ter sido construída por um mecânico profissional, mas somos todos humanos e as coisas passam despercebidas. Estas são as cinco coisas que devemos verificar em todas as bicicletas, novas ou usadas.
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5 coisas para observar na inspeção da sua bicicleta
1. Quadro e caixa de direção
Eles estão muito apertados ou soltos? Verifique a tensão da caixa de direçãpo (headset) para garantir que seus rolamentos estejam em boas condições de funcionamento. Muito apertado pode prender, e muito solto pode danificar o quadro ou levar a uma falha do quadro ou do garfo. Este é um componente frequentemente esquecido de uma inspeção pré-pedal.
2. Guidão e haste
Verifique todos os parafusos da haste e defina a posição correta. Certifique-se de que a haste esteja reta e as barras estejam na posição apropriada. Sempre use um torquímetro para apertar os parafusos na tensão recomendada. Isso garantirá que nada seja danificado ou comprometido. Não aperte apenas um parafuso para baixo e depois o seguinte. Aperte um pouco para frente e para trás até atingir o torque correto.
3. Marchas
Suas marchas não devem se deslocar no guidão enquanto você pedala. Assim como a haste, verifique se elas estão nas posições corretas e aperte-as para baixo para que não se movam no guidão. Este é um item que as pessoas costumam ignorar em uma inspeção de segurança. Se você tiver um sistema de transmissão acionado por cabo, o movimento do câmbio afetará sua mudança e causará muita frustração, pois não precisa se mover muito para afetar todo o sistema.
4. Rodas
Elas estão apertadas? Sempre verifique os eixos passantes ou apertos rápidos. Este também é um bom momento para garantir que a multiferramenta em sua bolsa tenha a ferramenta de tamanho correto. Às vezes, você pode ter o tamanho correto, mas a ferramenta é muito curta para caber em um eixo passante rebaixado. Certifique-se de que estão bem apertados e fixe as rodas. Se a sua bicicleta tiver apertos rápidos, certifique-se também de que a roda esteja totalmente encaixada e apertada.
5. Freios
A última coisa a verificar na inspeção pré-pedal são os freios. Para freios a disco, verifique se o tamanho correto do rotor é usado e se a pastilha está em contato com o rotor completamente. Depois de saber que você tem o rotor de tamanho correto, alinhe e aperte a pinça. Para freios de aro, verifique se as pastilhas e o suporte estão apertados e alinhados corretamente. Além disso, certifique-se de ter o composto de freio de borracha correto para o material do aro para freios de aro. Nunca use a mesma pastilha de freio em rodas de liga e depois em carbono.
Existem muitos outros aspectos que você poderia e provavelmente deveria verificar, mas esses são os mínimos ao fazer uma inspeção da sua bicicleta. Se a bike for nova, não se apresse e não entre em uma corrida ou em um grande grupo. Mude lentamente todas as marchas e teste os freios. Se algo estiver incorreto, você pode voltar para a loja e fazer uma verificação de segurança. Se você mesmo fez a bicicleta, considere pedir a outra pessoa para fazer um serviço completo.
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