O que comer quando você tem diarreia na trilha

Foto: shutterstock

Existem poucas calamidades mais temidas na trilha do que a diarreia. Infelizmente, essa é também uma das aflições mais comuns e traz um efeito colateral muitas vezes esquecido: você não tem energia para caminhar porque não sente vontade de comer.

Leia mais:

+ Tudo o que você precisa saber sobre como correr em trilhas com seu cachorro

+ Manual prático de como sobreviver a desastres naturais

+ 5 das trilhas mais bonitas do mundo para fazer em 2023

Acredite ou não, a comida pode realmente ajudar seus problemas de barriga. De fato, alguns alimentos farão você se sentir melhor e encurtarão a duração do mal estar. A dieta BRAT , frequentemente recomendada para diarreia, consiste em banana, arroz, maçã (ou compota de maçã) e torrada (branca). Este menu insípido coloca fibras solúveis em seu sistema, o que retarda a passagem dos alimentos pelo trato intestinal.

Embora você provavelmente não tenha bananas maduras e pão branco em sua mochila, você pode preparar uma dieta tipo BRAT com pratos típicos de mochileiros:

  • Reidrate bananas e maçãs secas cozinhando-as em água até ficarem macias e fáceis de digerir. Coma a fruta e beba a água do cozimento para obter o máximo de ingestão de fibras. As bananas também substituirão parte do potássio que a diarréia está fazendo com que seu corpo perca.
  • Prepare um jantar de arroz, mas deixe de fora os temperos. Prepare o arroz com água extra para criar o máximo de volume possível.
  • Coma macarrão (sem molho), biscoitos simples e pães de farinha branca, como tortilhas de farinha simples ou pães simples, todos os quais fornecem fibras e são fáceis de digerir.
  • Escolha cereais quentes e suaves, como aveia ou amido.
  • Ferva um punhado de cenouras baby até ficarem macias. Seu corpo absorverá seus nutrientes com mais eficiência se forem moles, não crocantes.

Evite alimentos gordurosos, como amendoim ou chocolate, laticínios, álcool, cafeína e alimentos ricos em fibras insolúveis, como grãos integrais, farelo, feijão e vegetais folhosos. Evite alimentos básicos como carne seca, doces, barras energéticas e passas, que podem piorar a diarréia.

Mais importante ainda, beba muitos líquidos para evitar a desidratação. Beba pelo menos 3 litros por dia, e o dobro disso se estiver suando muito. Para obter o máximo benefício, tome pequenos goles ao longo do dia, em vez de engolir nos intervalos de descanso. Se você trouxe bebidas esportivas, dilua (4 partes de água para 1 parte de bebida esportiva) e beba em vez de água, pois ajudam a repor o sódio e o potássio perdidos a cada ida ao mato.

Atenção se…

Procure a atenção de um médico quando a diarreia:

  • Continua por mais de 72 horas
  • É acompanhada de dor abdominal intensa
  • Deixa você tonto ou atordoado (um sinal de desidratação)
  • Inclui sangue
  • Ocorre com febre de 38,8ºC ou superior

Nota: Quanto mais grave for a diarreia, mais cedo deverá consultar um médico. Beba muita água e, se disponível, tome um medicamento antidiarréico como Imodium para diminuir o fluxo durante a caminhada.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo