A caminhada é uma opção econômica para a prática de exercícios, acessível a pessoas de diversas idades e habilidades. No entanto, será que os 10 mil passos diários recomendados por aplicativos fitness são realmente o mínimo necessário para colhermos os benefícios desse hábito?
+ Caminhada diária de 20 minutos pode reduzir riscos cardiovasculares, aponta estudo
+ Livro aborda os benefícios da caminhada; leia trecho
+ 5 dicas para queimar mais calorias na caminhada ao ar livre
O Dr. Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista da Mayo Clinic, explica que não existe um número mágico de passos a ser alcançado diariamente pelas pessoas, pois elas são diferentes. O mais importante não são os 10 mil passos diários, mas sim que as pessoas estejam em movimento.
“Caminhar talvez seja a mais fácil, acessível e um dos tipos mais eficientes de atividade física humana que podemos fazer”, explica o Dr. Lopez-Jimenez.
Qual o número ideal de passos por dia?
Depende. “Para uma pessoa de 25 a 30 anos, provavelmente caminhar 6 mil passos diariamente é um número muito baixo, entretanto, para uma pessoa de 85 anos, caminhar 5 mil passos é um número muito bom”, diz o especialista.
O importante é fazer com que a caminhada esteja presente na rotina diária. Use as escadas, leve o cachorro para passear ou deixe o carro um pouco afastado da entrada da loja.
“As pessoas deveriam caminhar todos os dias, até mesmo por alguns minutos a cada vez, pode até ser 15 ou 20 minutos apenas”, explica o Dr. Lopez-Jimenez.
Segundo ele, sair da mesa e fazer uma caminhada faz bem para a cabeça e o coração. “Caminhar traz muitos benefícios para a nossa saúde geral, não apenas cardiovasculares, mas também à nossa saúde mental”, afirma.
Dicas para acrescentar passos na rotina diária
- Leve o cachorro para passear ou encontre um amigo de caminhada;
- Caminhe enquanto espera;
- Programe as caminhadas para os dias de trabalho;
- Estacione o carro mais longe;
- Use as escadas;
- Defina metas pessoais.