Trem noturno, definitivamente, é uma tendência de viagem que voltou com tudo pela Europa. Caso você não saiba, o conceito deste estilo de transporte é bem simples: trata-se de pegar um trem e atravessar grandes distâncias enquanto recupera o ‘sono de beleza’ até chegar ao destino.
Leia mais:
+ Trem movido a ramen? É assim que a ferrovia Amaterasu Railway está operando no Japão
+ Os 10 destinos que estão na moda em 2023, segundo TripAdvisor
+ Os melhores filmes e documentários de aventura disponíveis na Netflix em 2023
Além disso, viajar de trem também é uma alternativa amiga do meio ambiente. Para se ter uma ideia, segundo um estudo da Agência Ambiental Europeia, um avião carregando 88 passageiros emite 285 gramas de dióxido de carbono por passageiro a cada quilômetro viajado, enquanto um trem com 150 tripulantes produz somente cerca de 14 gramas.
Felizmente, o ano de 2023 vem sendo marcado pelo boom dos trens noturnos na Europa, com o surgimento de muitas novas rotas de trilhos. Com o intuito de auxiliar os viajantes, a Back-on-Track, uma rede europeia que promove trens noturnos fronteiriços, criou um mapa que mostra todas as rotas das diferentes operadoras de trens noturnos. O catálogo leva em conta tanto os serviços atuais quanto os programados para começar este ano, além de mostrar a frequência das rotas, bem como conexões importantes entre diferentes serviços.
Veja abaixo o mapa com as rotas da Europa de viagem de trem noturno:
Se você quiser saber mais sobre o mapa da Back-on-Track (ou visualizá-lo em alta resolução), clique aqui.