Nova Zelândia força evacuações por conta de enchentes repentinas

enchentes na nova zelândia
Fotografia: Fiona Goodall / Getty Images

Os habitantes de Auckland foram forçados a evacuar suas casas no meio da noite devido a uma enchente repentina, depois que a maior cidade da Nova Zelândia foi atingida por fortes chuvas inesperadas.

+ Mulher é presa por andar em área termal de parque

+ Após caso de covid-19, Nova Zelândia entra em lockdown

+ Alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú vira assunto na internet

As evacuações foram realizadas nos subúrbios do oeste de Auckland e em cidades próximas, como Kumeu e Piha, com os bombeiros tendo que usar jet skis para alcançar os motoristas presos em seus carros, de acordo com o New Zealand Herald.

Os serviços de emergência receberam 150 ligações para atendimento durante a noite.

Pelo menos 50 casas em toda a região foram evacuadas, e as águas das enchentes ainda não diminuíram porque a chuva continua.

Uma família disse que foi forçada a trazer seus cavalos para casa e apelou aos vizinhos para que os alimentassem de caiaque.

“Com o tempo de ontem à noite, perdemos tudo”, postou o morador de Huapai no Facebook. “Nós nos esforçamos ao máximo para nadar cavalos e trazê-los para o segundo nível de nossa casa … felizmente, conseguimos fazer com que as crianças fossem levadas de jetski … se alguém tiver feno ou ração para cavalos, eles podem descer de caiaque ou de barco para nós seria muito apreciado. ”

nova zelandia
Fotografia: Facebook / New Zealand Herald

“Temos lidado com condições de seca e de repente temos isso”, disse o prefeito de Auckland, Phil Goff, à Rádio NZ. “A chuva durante a noite estava batendo em torno de 90 mm por hora, o que é uma chuva incrível.

“Isso agora está de volta, mas ainda está em torno de 40 mm por hora … então o tempo deve se dissipar, então imaginamos que mais tarde as coisas vão melhorar.”

A agência de previsão do tempo MetService da Nova Zelândia emitiu um “alerta de chuva forte” amarelo na segunda-feira, atualizando-o para um alerta laranja na manhã de terça-feira, após a maior parte da chuva ter caído.

“Nós sabíamos que choveria durante a noite … mas não havia nenhuma indicação de que isso provavelmente causaria o nível de inundação que já causou”, disse Goff.

“Nossos previsores são muito bons, mas não fazem milagres. Não se pode esperar que eles saibam tudo. Isso atingiu de uma forma bem localizada.”

O centro de fruticultura de Kumeu foi devastado, com a estrada principal e as lojas submersas, com casas e carros danificados.

Auckland permanece em um bloqueio estrito devido a um surto de Covid-19, com quase 500 casos identificados na maior cidade da Nova Zelândia na última quinzena.

Mas os pedidos de estadia em casa são superados pelos controles de gerenciamento de emergência, o que significa que os kiwis afetados podem tomar as medidas necessárias para proteger a propriedade e a família.

“As pessoas precisam saber que, enquanto estamos sob o nível de alerta 4 … isso é substituído pela exigência mais urgente de sair de casas que não são mais habitáveis”, disse Goff.

Abrigos de emergência foram instalados em Henderson e Kumeu.