Paraná ganha rota de cicloturismo integrada à Rede Brasileira de Trilhas

Por Redação

Paraná ganha rota de cicloturismo integrada à Rede Brasileira de Trilhas - Go Outside
Ciclistas em frente à igreja Bom Jesus da Campininha, em Quatro Barras (PR). Foto: Osvaldo Soar

O estado do Paraná está prestes a ganhar o Anel do Pinhão, uma nova rota de cicloturismo de 230 km e 2.693 m de altimetria. O trajeto envolve 10 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, tendo início e fim na cidade de Colombo (PR), e conta com vias rurais e de terra, que interligam colônias de imigrantes constituídas há mais de um século. As informações são da Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas.

+ Cicloturismo: como se preparar para sua primeira viagem de bike
+ Capital do cicloturismo, Timbó (SC) está entre as melhores cidades do Brasil

As cidades envolvidas pelo circuito são Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

O percurso foi projetado pelo engenheiro Osvaldo Elias Soar em parceria com o arquiteto e urbanista Jordi Badia Pascua e está sendo desenvolvido pela Adetur (Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão), que é uma Instância de Governança Regional (IGR).

A ideia do circuito, inicialmente, é seguir por caminhos que já eram utilizados anteriormente por ciclistas, cavaleiros e caminhantes e a expectativa dos idealizadores é que a expansão da rede local de hospedagem e alimentação se dê com o passar do tempo, de acordo com a demanda do público.

Integração com a Rede Brasileira de Trilhas

Desde agosto, a nova rota de cicloturismo do Paraná passou a receber a sinalização padronizada da Rede Brasileira de Trilhas – com a pegada característica e personalizada – financiada pela própria Adetur. A conclusão da sinalização está prevista para este mês de outubro.

A equipe de gestão, que por enquanto é feita de forma voluntária e compartilhada entre os membros do GT de Cicloturismo da Adetur, está trabalhando para conectar o Anel do Pinhão aos outros dezenove municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A ideia também é ligar a alguns trechos pelos Caminhos do Peabiru – uma antiga rota indígena que atravessa 3 estados brasileiros: São Paulo, Paraná e Santa Catarina, iniciando no litoral em direção ao Rio Paraná.

A impressão do primeiro mapa físico do Anel do Pinhão está sendo feita para distribuição gratuita e a rota também estará disponível no aplicativo Strava. Acompanhe as informações aqui.

+ Vale Europeu catarinense ganhará novo roteiro de cicloturismo