Se Ryan Levinson caísse na água, não haveria uma maneira fácil de nadar em segurança. Mas ele decidiu viver em um veleiro de qualquer maneira

Por Ryan Levinson*

Quando me deparo com alguém que não vejo há algum tempo, muitas vezes me perguntam: “Como está sua saúde?” Eles estão perguntando sobre o defeito genético que faz com que os músculos do meu corpo desapareçam continuamente. Se você quiser saber mais sobre a minha fraqueza, procuro no google FSH distrofia muscular, e você vai aprender como esta progressiva doença por vezes, deixa-me fraco demais para sequer fechar os olhos, dar um sorriso, ou beijar as pessoas que eu amo. Mas eu prefiro me concentrar nos meus pontos fortes. Tal como a minha capacidade de adaptar aos equipamentos ou descobrir novas técnicas para realizar tarefas como levantar velas ou mover-se em torno de um barco.

Por exemplo, eu costumava ficar preso enquanto tirava uma camiseta porque meus braços estavam fracos demais para levantá-la sobre a minha cabeça. Eu acabaria andando por aí com a camisa meio que sobre a cabeça, meus braços presos dentro de uma camisa de força, batendo em móveis e paredes até que minha esposa, Nicole, ou uma amiga me libertassem. Agora me inclino para frente, arremesso meus braços para pegar a parte de baixo da camisa, depois deixo a gravidade puxar meus braços para baixo e tirar a camisa. Eu uso um truque semelhante para lavar meu cabelo. É meio yoga e meio Houdini.

Sete anos atrás, quando Outside USA me nomeou seu Leitor do Ano, eu escrevi que “eu estou gritando por dentro, como um animal capturado batendo contra as paredes de sua gaiola”. Agora estou com meus quarenta e poucos anos, e desde então, algumas coisas mudaram. Nicole e eu pegamos um pequeno veleiro em 2012 e, em 2014, partimos de San Diego para navegar pelo Oceano Pacífico. Quatro anos e 15.000 milhas de aventuras em mar aberto abriram a porta da minha jaula e permitiram-me descobrir algumas verdades profundas sobre mim.

Por exemplo, gosto de ver cabras.

Nicole e eu passamos cinco meses ancorados em uma pequena baía isolada de uma das ilhas mais remotas da Polinésia no sul do Pacífico. A ilha era um paraíso acidentado, com falésias e montanhas íngremes, vegetação densa e pouco mais. A baía estava exposta a ondas oceânicas abertas, de modo que nosso barco estava sempre rolando, lançando e balançando. Estava longe de ser confortável, mas o movimento nos lembrou que o oceano está vivo. Quando essas ondas alcançaram a cabeceira da baía, elas se soltaram em um recife raso e formaram uma onda incrivelmente divertida. As falésias ao redor da baía tinham dezenas de cabras selvagens que passavam o dia pulando de pedra em rocha, vivendo alegremente sem complicações.

Durante três dos cinco meses em que estivemos ancorados na baía, não pisei em terra, simplesmente porque não via necessidade. Acordávamos, praticávamos yoga, meditávamos, observávamos cabras, surfávamos, comíamos, fazíamos um trabalho de barco, liamos e escrevemos, fazíamos amor e dormimos. Não necessariamente nesta ordem.

Não foi fácil. Os dias foram intensamente quentes. Comíamos frutas e pescávamos perto do barco, mas se não conseguíamos pegar nada, nossa dieta era reduzida a comida enlatada e arroz. Nossa única fonte de água fresca foi o que fizemos do mar. Para alimentar o dessalinizador, uma máquina que produz água potável a partir da água do mar, tivemos que manter um robusto sistema solar-elétrico, em um barco em movimento, em um ambiente salgado. Não tínhamos acesso à Internet, serviço telefônico, televisão ou rádio AM / FM. Nossa única conexão com o mundo exterior era através do nosso rádio de alta frequência de longa distância, e isso só funcionava quando as condições atmosféricas permitiam que o nosso sinal se propagasse. Não havia médicos, nem polícia, nem lojas, nem nada.

Enquanto estávamos lá, Nicole viajou para os Estados Unidos durante um mês para visitar a família pela primeira vez desde que partimos. No começo eu estava apavorado. Eu estava sozinho em um pequeno barco sem a força para voltar a bordo se eu acidentalmente caísse na água. Não havia jeito fácil de nadar até a praia. No ano anterior, 50% da população indígena dessas ilhas havia contraído dengue, e quando você está sozinho e tem uma síndrome muscular, a dengue é uma sentença de morte quase certa. Havia grandes tubarões. E coral afiado. E calor implacável. E constante balanço. E isolamento palpável.

Mas quanto mais tempo passava sozinho naquela baía, mais percebia que o desconforto e o medo podem ser um presente. Eles me mantiveram afiado, e isso ajudou a me manter seguro. Logo entendi que o meu medo excessivo era alimentado por pensamentos intermináveis ​​de ‘e se’ em vez do que é. Em vez de focar nas inúmeras maneiras pelas quais eu poderia sofrer e morrer, optei por me concentrar no fato de que eu estava vivo e bem. Minha mente ficou calma e clara. Cada momento se tornou uma celebração intensa da vida. Enquanto observava as cabras, percebi que não estava sozinha, mas parte de algo infinito e incrível. Foi o mais feliz que eu já estive.

O oceano é um poderoso filtro. Todo marinheiro que conhecemos nesses lugares remotos fez uma escolha e cruzou um enorme corpo de água. Apesar de nossos barcos diferentes, níveis de experiência, crenças pessoais, valor financeiro, gêneros, idades ou idiomas, cada um de nós enfrentou nossos medos e decidiu desatar as linhas de doca e navegar para o desconhecido.

O medo pode ser um presente, mas também pode ser uma gaiola. Em última análise, é sua escolha. Não há como voltar depois de entender esse fato. Para algumas pessoas, isso é um incentivo. Para outros, é uma desculpa.

Mas como está minha saúde? Muito boa, obrigado por perguntar! Estou começando a tropeçar quando ando. Eu nado mais devagar do que nunca. Quando o nosso barco se inclina para um lado, acabo com o meu rosto esmagado contra o casco porque os meus braços estão muito fracos para evitar a minha queda. Todos os dias eu me torno menos fisicamente capaz de viver esse estilo de vida com um mínimo de segurança ou conforto. Mas minha pele é clara e não tenho cáries. Se você está lidando com fibra de carbono ou cocos, todos nós vamos morrer. Então deixe-me perguntar uma coisa: como está sua saúde?

Recentemente, compramos um barco que é maior, mais rápido, mais potente e mais estável do que o nosso antigo barco, todas as características que tornam o novo navio mais adequado ao meu nível de capacidade física, para que possamos continuar nossas aventuras no Pacífico Sul. Estou ansioso para voltar lá entre as ondas e cabras, com minha esposa gostosa e colegas marinheiros, para lugares onde a vida é algo para comemorar, não apenas para sobreviver.