Vídeo: filhote raro de onça-pintada nasce com pelagem preta na Inglaterra

Por Redação

Filhote de onça pintada nasce com pelagem preta na Inglaterra; característica é rara
Imagem: Big Cat Sanctuary/Reprodução/Daily Mail

Um felino raro nasceu no Big Cat Sanctuary, no condado de Kent, na Inglaterra. O filhote de onça-pintada veio ao mundo com a pelagem totalmente preta, o que é raro entre os animais da espécie.

O filhote de pelos escuros foi batizado temporariamente de “Baby” de acordo com o Daily Mail. A característica da coloração preta foi herdada pelo pai do felino, que é uma onça-preta (Panthera onca) — no entanto apenas 10% das onças têm a pelagem totalmente escura. Os outros 90% têm as pintas características das onças pintadas.

Leia mais

+ The New Big 5: os cinco melhores animais para fotografar

+ Nem cobra, tubarão ou onça: os seres mais perigosos da natureza são microorganismos patogênicos

O nascimento de ‘Baby’ faz parte do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Extinção e é um avanço importante para as onças, que são classificadas como ‘quase ameaçadas’ na natureza.

“Na manhã de 6 de abril, pudemos ver que Keira estava inquieta e agitada e sabíamos que ela havia começado a entrar em trabalho de parto”, disse a curadora do Santuário do Big Cat Briony Smith ao Daily Mail. “Estamos nas nuvens ao dar as boas-vindas a esta garotinha em nossa família do Big Cat Sanctuary.”

As onças estão em 18 países nas Américas, do México à Argentina, de acordo com a organização da ONU Wildlife Day. “Embora o indivíduo raro tenha sido localizado nos Estados Unidos, não há evidências de uma população reprodutiva no país em mais de 50 anos”, disse o órgão sobre Baby, a rara onça de pelagem preta.

“A onça está listada como ‘quase ameaçada’ na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, embora seu status esteja em revisão e possa ser elevado a ‘vulnerável’ no próximo ano”, informou também a organização.

Veja o vídeo de Baby, onça-pintada de pelagem preta, publicado pelo santuário:

-Publicidade-