The New Big 5: os cinco melhores animais para fotografar

Por Redação

Os cinco melhores animais para fotografar
Imagem: David Lloyd/New Big 5

O termo “The Big 5” foi orginalmente criado por caçadores de troféus para nomear os animais mais difíceis e perigosos de se caçar e matar. Mas um projeto de fotografia deu um novo significado para o termo, criando uma lista dos cinco animais mais fantásticos para se fotografar.

Para o projeto do “The New Big 5”, mais de 50.000 pessoas de todo o mundo votaram nos animais que mais gostaram de ver em fotos da vida selvagem, segundo o The Guardian. A iniciativa da nova lista é de mais de 250 fotógrafos da vida selvagem, ambientalistas e organizações, para alertar o público quanto às espécies selvagens em extinção e incentivar a conservação global.

O projeto que foi em busca de fotografar os animais alerta especificamente para a perda de habitat, caça furtiva, conflito humano, comércio ilegal e a emergência climática que as espécies selvagens enfrentam.

Leia mais

+ Veja as melhores fotos concurso de fotos engraçadas de animais selvagens 2020

+ Nova Zelândia caça animais fofinhos para salvar espécies nativas

Os animais que entraram para a lista o New Big 5 são os elefantes, leões, ursos polares, gorilas e tigres. Todos eles são espécies-chave listadas pela União Internacional para Conservação da Natureza como criticamente ameaçadas, em perigo ou vulneráveis.

Imagem: Steve Winter/New Big 5
Imagem: Sandesh Kadur/New Big 5

O projeto também está promovendo esses animais como embaixadores globais para toda a vida selvagem e as dificuldades que ela enfrenta. “Eles são um lembrete gritante do que está em jogo se não mudarmos nossos hábitos”, disse o fotógrafo Marsel van Oosten, que está envolvido no projeto. “É assim que vou olhar para cada um deles, como belos representantes de milhares de outras espécies, muitas vezes menos conhecidas, que precisam desesperadamente de nossa ajuda”.

Os fotógrafos, conservacionistas e instituições de caridade da vida selvagem apoiaram a iniciativa que durou um ano. E além de usar a fotografia para aumentar a conscientização sobre as ameaças à vida selvagem, o projeto também foi criado para celebrar a vida desses animais e a nossa conexão com a natureza.

Imagem: Anette Mossbacher/New Big 5

The New Big 5 e o turismo fotográfico

O fotógrafo Graeme Green, que organizou a iniciativa, explica que o projeto também fomenta o turismo fotográfico, que pode trazer dinheiro para pagar o trabalho de conservação dos animais da nova lista.

Embora a nova campanha seja contra a caça de troféus (ou seja, a caça de animais selvagens como troféus), Graeme diz que o objetivo da lista vai além disso. “A verdadeira missão do projeto é usar essa ideia para fazer as pessoas pensarem e falarem sobre a vida selvagem”, disse ele.

Imagem: Marsel van Oosten/New Big 5

Ami Vitale, outra fotógrafa que participou da iniciativa, disse que embora as espécies carismáticas da lista sejam grandes embaixadoras, nós precisamos aumentar a consciência sobre todas as criaturas.

“Este planeta é nosso único pequeno bote salva-vidas compartilhado e estamos nele juntos. Devemos todos fazer tudo o que pudermos para cuidar das plantas e criaturas que habitam a Terra. Eles são companheiros de viagem e nossos únicos amigos neste enorme universo. Nossa felicidade futura depende de todos eles”, disse ela.

-Publicidade-