A NASA está prestes a atingir um marco significativo na exploração espacial com o lançamento do inovador satélite PACE (Plankton, Aerosols, Clouds and Ocean Ecosystems). Previsto para decolar nesta terça-feira (6) do cosmódromo de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo do foguete SpaceX Falcon 9, o PACE promete proporcionar uma análise sem precedentes dos “sinais vitais” da Terra, com ênfase especial nos oceanos e na atmosfera.
Leia mais:
+ Sentinela do Norte, a ilha proibida onde quebram ondas perfeitas
+ 8 formas de melhorar o sono para treinar melhor
+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia
Sob a liderança da oceanógrafa da NASA, Violeta Sanjuan, o PACE destaca-se por oferecer uma visão singular dos oceanos, concentrando-se particularmente nas microalgas (fitoplâncton), essenciais na produção de oxigênio e na regulação do clima. Equipado com três instrumentos, incluindo um sensor capaz de identificar até 256 cores nos oceanos, o PACE promete revelar detalhes aprofundados sobre a vida marinha e a saúde dos ecossistemas oceânicos.
Além de examinar a saúde dos oceanos, a missão do PACE tem como objetivo desvendar as intricadas interações entre o fitoplâncton, aerossóis e partículas suspensas no ar. Essa abordagem inovadora oferecerá uma compreensão renovada das dinâmicas entre os oceanos e a atmosfera terrestre, desvendando como esses elementos desempenham um papel crucial na regulação do clima. Violeta enfatizou a importância crítica de monitorar os oceanos, considerados os “pulmões do planeta”, e destacou que as informações obtidas pelo PACE serão fundamentais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e preservar a vida na Terra.