Nakasendo no Japão: Uma rota histórica e cultural para corredores

Foto: Unsplash

Ao contrário do Kumano Kodo, a famosa rota de peregrinação do Japão e uma das duas únicas estradas do planeta designadas como Património Mundial da UNESCO, o Nakasendo raramente é conhecido fora do país.

Construída no início do período Edo, no início de 1600, ligava o império através do seu interior montanhoso. O Nakasendo prosperou durante dois séculos e meio, impulsionando o comércio ao longo do seu caminho de paralelepípedos, antes de se perder na história.

No seu apogeu, o Naksendo tinha 330 milhas de comprimento e ligava Quioto a Edo (atual Tóquio), cortando de sudoeste para nordeste, mesmo no centro do país. Ao longo dela havia 69 cidades postais, cada uma com cerca de oito quilômetros de distância, para os viajantes pararem, comerem e trocarem mercadorias. Embora a maior parte do caminho seja hoje pavimentada, alguns trechos e vilas originais estão bem preservadas, com construções em madeira e interiores tradicionais, permitindo ao visitante viajar 400 anos no tempo.

Querendo fazer exatamente isso, reuni um grupo de amigos e corredores profissionais, incluindo dois atletas olímpicos dos EUA, Des Linden e Magda Boulet, e dois talentosos corredores de 100 milhas, Tim Tollefson e Ruth Croft, para correr o trecho mais icônico, de De Nagoia a Matsumoto. Este era um grupo dos sonhos que se entrosava facilmente porque todos sentiam uma paixão cada vez maior por usar a corrida como uma ferramenta para explorar um novo lugar e uma nova cultura. Todos os dias corríamos cerca de 32 quilômetros, parando em cidades postais, templos e lojas de ramen, e todas as noites ficávamos em uma pousada ou onsen, mergulhando em fontes termais naturais para nos recuperarmos e nos prepararmos para o dia seguinte.

Rota e Onsens

Existem prós e contras distintos em construir uma rota em torno de uma trilha construída há 400 anos. O Nakasendo é adequado para o tipo de corredor que deseja aproveitar melhor a experiência do que apenas colocar um pé na frente do outro. Tem uma história profunda e um folclore rico, boa comida e pousadas tradicionais, além de trechos remotos e bonitos. Essas seções levam você de volta no tempo ao período Edo, vivenciando como era viajar a pé pela antiga rota postal.

No entanto, se você está apenas procurando a melhor corrida em trilha do Japão, o Nakasendo deve estar no final da sua lista. É uma mistura confusa de trilhas, estradas rurais, ruas e rodovias, sem muita continuidade graças ao novo desenvolvimento. Espere uma boa quantidade de corrida na estrada para chegar aos trechos icônicos da trilha e falta de fluidez em alguns dias. Dito isto, depois de cem quilômetros de trilha, ainda acho que vale totalmente a pena.

Nossa rota passou por quatro cidades postais bem preservadas, Tsumago, Magome, Fukushima e Narai, perto de dezenas de templos e santuários, com amplas oportunidades de hospedagem em pousadas e onsens tradicionais ao longo do caminho. Este foi um grande destaque que nos permitiu conhecer a cultura japonesa, enquanto nos recuperávamos por mais quilômetros no dia seguinte. Às vezes até acordávamos cedo para tomar banho novamente.

Para percorrer em média mais de 20 milhas por dia, utilizamos o apoio de um serviço de transferência de bagagem para transportar nossas malas para a próxima acomodação. Isso nos permitiu colocar apenas água, lanches e camadas extras, tornando a experiência muito mais agradável. Se você considerar seguir esse caminho, eu consideraria fortemente essa opção.

A navegação na rota em si é confusa – algumas delas estão bem marcadas, enquanto outras partes são quase inexistentes. Eu recomendaria baixar arquivos GPX e se sentir confortável com um aplicativo de navegação como o Gaia antes de partir para o Nakasendo.

Voos e trens

Após o pior da pandemia em Novembro de 2022, o Japão reabriu as suas fronteiras aos estrangeiros e tornou-se fácil viajar para o país. Nosso grupo se encontrou no aeroporto de Haneda e depois passou um dia na cidade para explorar o famoso mercado de peixe, comer ramen e se recuperar do jet lag. Embora pudéssemos ter ficado mais tempo, decidimos maximizar nosso tempo no Nakasendo.

De Tóquio, é fácil e acessível pegar trens de alta velocidade para outras cidades do país, incluindo nossos pontos de partida e chegada. A viagem até Nagoya durou algumas horas e a viagem de volta de Matsumoto foi praticamente a mesma. Se eu voltasse a comandar o Nakasendo, não mudaria nada da nossa logística. Os trens nos pouparam o custo de alugar um carro, aprendendo a dirigir no lado esquerdo e o incômodo de transportá-lo diariamente.

Clima e vida selvagem

Visitamos o Japão no outono, esperando temperaturas amenas, menos turistas e cores de outono. Além disso, pegamos ampla disponibilidade em muitas pousadas e onsens e cores vibrantes das folhas, especialmente nas regiões altas.

Começamos nossa corrida perto do nível do mar e chegamos ao topo das montanhas a cerca de 4.000 pés. Embora o outono muitas vezes traga um clima imprevisível aos Alpes japoneses, esse não foi o caso durante a nossa viagem.

Fomos aconselhados a levar uma capa de chuva para a alta probabilidade de tempestades, mas acabamos nunca usando-a. Com condições de funcionamento quase perfeitas durante a viagem, pudemos desacelerar e saborear as casas de chá, os templos e as paradas de ramen ao longo do caminho. Além disso, embora houvesse alguns sinais de alerta para ursos e tivéssemos visto muitos caminhantes com sinos de urso, não avistamos nenhum e mais tarde fomos informados por um guia local que eles não existem mais tão ao sul dos Alpes japoneses.

Licenças e taxas

Administrar o Nakasendo exige muito planejamento – o que é complicado se você não é fluente em japonês – mas não exige nenhuma autorização ou taxa de entrada. Fora das principais cidades do Japão, o inglês não é muito comum nem em restaurantes e lojas, então esteja preparado para usar ferramentas como o Google Translate para sobreviver. Grande parte do Nakasendo passa pela zona rural ondulada, onde você encontrará mais habitantes locais do que outros caminhantes ou corredores, mas, novamente, pode ser difícil interagir com muitos deles. Algumas das cidades postais são destinos turísticos muito populares, mas longos trechos do Nakasendo parecem quase esquecidos no tempo.

+ Por que a sua próxima viagem deveria ser para correr uma maratona

Equipamento que funcionou

Tênis Nike Ultrafly Trail: Querendo levar a bagagem o mais leve possível, optei por um par de tênis para viajar pela cidade e um par de tênis de corrida. Portanto, eu precisava de algo que fosse versátil, durável e confortável para os grandes dias. O Ultrafly – sim, o novo calçado de corrida revestido de carbono – provou que pode ser um calçado de viagem que faz tudo, proporcionando aderência suficiente nas seções da trilha sem tornar miseráveis ​​longos trechos de pavimento. Sem bolhas, sem quedas. Eu vou levar.

GU Stroopwafels: Sem saber quando e onde pararíamos para almoçar todos os dias, coloquei uma boa quantidade de lanches no meu running back. Embora eu geralmente prefira coisas saborosas como batatas fritas, nesta viagem me vi gulosamente festejando com stroopwafels, uma guloseima de estilo holandês que age como um gel, mas tem gosto de café da manhã.

Colete Patagonia Slope Runner: Como alguém que corre regularmente com uma câmera full-frame, um grande kit de primeiros socorros, camadas sobressalentes, InReach e hordas de lanches, tendo a optar por pacotes de maior volume. Dito isso, também tento encontrar mochilas que não pareçam um macaco astuto nas minhas costas. Minha preferência é o Slope Runner, que pode transportar até 18 litros e ser ajustado de forma confortável e segura nas suas costas.

Theragun Mini: Embora não seja leve o suficiente para proporcionar uma verdadeira viagem ao interior, o Theragun Mini é a ferramenta perfeita para viagens como esta. Para ser claro, não o carregamos durante o dia, mas gostamos de tomá-lo à noite para acelerar a recuperação, reduzir a dor e garantir que meus quadríceps não caíssem completamente tentando acompanhar esse grupo de corredores sobre-humanos.