Multitarefa: Cérebro pode lidar com 5 projetos ao mesmo tempo, diz estudo britânico

Multitarefa: Cérebro pode lidar com 5 projetos ao mesmo tempo, diz estudo britânico
Foto: Freepik

Um estudo britânico revelou que o cérebro é capaz de lidar com cinco projetos ao mesmo tempo, sem queda de perfomance na produtividade. A pesquisa conduzida por Analtoi Colicev e Tuuli Hakkarainen, da Universidade de Liverpool, analisou cerca de 20 mil funcionários de uma multinacional presente em mais de 50 países. Foram observados detalhes da empresa, como projetos, performance mensal, objetivos, funções dos empregados e seu tempo de jornada de trabalho.

+ Como fazer seu próprio gel energético

+ Avião da Latam faz pouso de emergência sem um motor em Assunção

+ Homem morre após saltar do píer de Huntington Beach

Na busca pelo desempenho máximo de produtividade, os pesquisadores mostraram que cada pessoa consegue lidar com cinco projetos ao mesmo tempo, sem queda de desempenho.

Trabalhar em vários projetos pode ajudar no desenvolvimento de práticas eficazes. “Por exemplo, os engenheiros podem implantar processos de filas automatizados e os cirurgiões podem desenvolver esquemas de prioridade flexíveis ao trabalhar com vários pacientes. Em outras palavras, os funcionários se beneficiam de soluções criativas ao trabalhar em vários projetos, permitindo que eles façam mais em menos tempo”, disse Colicev, Chefe de Marketing, Estratégia e Análise da Universidade de Liverpool, em artigo publicado pela instituição.

Como já era esperado, acima desse número, os empregados enfrentaram dificuldades em atingir metas e deadlines ao enfrentarem perda de foco e fadiga mental.

Mas quem trabalha com menos projetos pode deixar o cérebro “ocioso” e não alcançar o máximo de sua produtividade e, segundo o estudo, leva a pessoa a se distrair enquanto aguarda que outros membros da equipe entreguem seu trabalho.

Condições ideais

O estudo apontou que para alcançar o máximo da produtividade com o número mágico de cinco projetos ao mesmo tempo, empresas e funcionários tem que observar três questões importantes:

Especialização – A especialização profunda em uma tarefa pode permitir que os funcionários trabalhem com mais eficiência.
Projetos você trabalha – Projetos semelhantes podem exigir soluções quase idênticas que podem ser repetidas várias vezes.
Com quem você trabalha – Ver rostos familiares em vários projetos economiza tempo em longas apresentações, mal-entendidos e esclarecimentos, de acordo com a pesquisa.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo