5 mulheres brasileiras que nos inspiram no universo outdoor

Por Redação

mulheres brasileiras
Tamara Klink cruzou o Oceano Atlântico sozinha aos 24 anos. Foto: Arquivo Pessoal.

Neste 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Uma data para exaltar as conquistas das mulheres brasileiras, mas também lembrar das lutas que ainda precisam ser travadas.

No universo outdoor, elas estão cada vez mais presentes, seja liderando expedições, quebrando recordes ou superando os próprios limites.

Veja também
+ Banco Master Rocky Mountain Games busca mais mulheres em suas provas
+ 5 etapas para alcançar a técnica perfeita de corrida
+ As viagens de trem mais luxuosas do mundo

Das montanhas ao mar, passando pelas pistas, é inspirador ver essas mulheres em ação, provando que não há limites para o que podemos sonhar.

Então, neste Dia Internacional da Mulher, celebramos 5 mulheres brasileiras que nos inspiram no universo outdoor e também todas as outras que estão sempre em busca de novos horizontes.

Karina Oliani
Médica e montanhista, Karina Oliani é conhecida pela dedicação em ajudar pessoas em áreas remotas.

Karina Oliani é uma médica e montanhista brasileira, conhecida por suas expedições extremas e pelo trabalho humanitário em regiões inóspitas do globo. Nascida em São Paulo em 1982, ela já subiu o Everest e o K2, mergulhou em cavernas, com grandes tubarões, e experimentou todos os tipos de esportes radicais. Com carisma e pioneirismo, Karina é uma figura inspiradora para muitos, não apenas por suas conquistas, mas também pela dedicação em ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade. Neste ano, foi homenageada pelo seleto The Explorers Club, que elege todos os anos 50 exploradores que estão mudando o mundo com seus trabalhos.

Tamara Klink
Tamara Klink
Tamara Klink, velejadora e poeta. Foto: Reprodução / Instagram.

Tamara Klink é uma velejadora raiz, conhecida por suas expedições em alto-mar e por suas poesias que inspiram mulheres a buscar seus sonhos e enfrentar desafios. Filha do notório Amyr Klink, ela começou a velejar ainda na infância, acompanhando do pai. Aos 24 anos, decidiu construir seu próprio legado e começou a se preparar para uma grande expedição: atravessar o Oceano Atlântico sozinha em um veleiro de 23 pés. Em agosto de 2021, ela percorreu mais de 1.700 milhas, equivalente a quase 3 mil quilômetros, até chegar à costa brasileira, completando o desafio. Além disso, também deixou o caminho aberto para novas pessoas conhecerem o complexo universo da navegação através de poemas e livros que foram escritos durante a viagem.

Aretha Duarte
Aretha Duarte: garra e inspiração para todos nós. Foto: Gabriel Tarso.

Aretha Duarte é uma montanhista brasileira que se tornou a primeira mulher latino-americana a escalar o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo. Ela realizou essa conquista em maio de 2021, aos 27 anos, depois de coletar sucata para levantar dinheiro para a expedição. Nascida em Campinas, ela também é guia, palestrante e já escalou outras montanhas famosas, como o Aconcágua, o Kilimanjaro e o Elbrus. Com a biografia Da sucata ao Everest, ela narra uma jornada recheada de superação até chegar ao topo do mundo. Aretha é uma figura inspiradora para muitas pessoas, graças a sua dedicação para conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão, preservação e da diversidade em esportes ao ar livre.

Rayssa Leal
mulheres brasileiras
Com apenas 15 anos, a skatista Rayssa Leal já é uma das grandes atletas do Brasil. Foto: Gabriel Buchmann / Nike.

Campeã mundial de skate street, Rayssa Leal, a “Fadinha”, dispensa comentários, e ficou mundialmente conhecida por sua participação nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, onde conquistou a medalha de prata com apenas 13 anos. Nascida em Imperatriz, no Maranhão, em 2008, ela começou a andar de skate aos 6 anos, influenciada pelo irmão mais velho. Com vídeos no YouTube, Rayssa mostrou toda a sua habilidade e paixão pelo esporte, ganhando o mundo. Em fevereiro deste ano, ela sagrou-se campeã mundial ao dominar o evento em Sharjah, nos Emirados Árabes. Rayssa Leal é uma inspiração para muitas crianças e jovens, não apenas por suas habilidades no skate, mas também por sua determinação e humildade.

Fernanda Maciel
mulheres brasileiras
Fernanda Maciel: movida a desafios. Foto: Mathis Dumas / Red Bull Content Pool.

Fernanda Maciel é uma trail runner de garra, que já conquistou diversos títulos e recordes em corridas de montanha ao redor do mundo. Nascida em Minas Gerais em 1980, ela foi capoeirista, praticou jiu-jítsu e até ginástica artística antes de se dedicar seriamente às corridas. Aos 23 anos, começou a participar expedições internacionais e tornou-se uma grande atleta. Hoje, Fernanda acumula conquistas, como a de ser a primeira mulher a correr o autêntico Caminho de Santiago de Compostela (860km em 10 dias) e ser a primeira colocada do Ultra Trail Mont Fuji (169km). Além disso, ela bateu um recorde mundial ao ser a primeira mulher a subir e descer o Aconcágua em menos de 24 horas. Neste ano, a ultracorredora fez história mais uma vez ao concluir a subida e descida do Monte Vinson, maior montanha da Antártida, no menor tempo já registrado no mundo.