Uma canadense de 21 anos sofreu um ataque de urso na quinta-feira, 6 de julho, enquanto plantava árvores perto de uma reserva de vida selvagem.
+ Homem encontra 3 corpos ‘mumificados’ em acampamento isolado nos EUA
+ Velejador e cachorra são resgatados após sobreviverem dois meses à deriva no Pacífico
O ataque aconteceu pouco depois das 15h, perto do Bearhole Lake Provincial Park, no nordeste da Colúmbia Britânica, no Canadá, de acordo com um comunicado de imprensa do Conservation Officer Service da província.
“O urso primeiro blefou e a vítima recuou para uma estrada próxima, onde o urso atacou”, diz o comunicado. “O urso finalmente a soltou e fugiu. Um colega de trabalho veio em seu auxílio e pediu ajuda.”
Os oficiais de conservação não encontraram um urso quando chegaram ao local, mas viram sinais de atividade do animal na área imediata. As autoridades acreditam que um urso pardo foi o responsável pelo ataque.
A vítima sofreu ferimentos graves e foi transportada de avião para um hospital na cidade de Prince George, informou a CBC. Na semana passada, as autoridades disseram que ela estava em condição estável.
Os investigadores acreditam que o urso se assustou e agiu em legítima defesa.
“Devido à natureza defensiva do ataque e à proximidade remota do local, os oficiais de conservação acreditam que o risco à segurança pública é baixo e não estão realizando nenhum esforço de captura”, diz o comunicado.
Até 16.000 ursos pardos vivem na Colúmbia Britânica, onde a população é considerada vulnerável. A fragmentação e perda de habitat devido ao desenvolvimento é uma das maiores ameaças que os animais enfrentam, de acordo com o Parks Canada. A população de ursos negros na região varia entre 120.000 e 160.000, representando cerca de um quarto de todos os ursos negros no Canadá.
Em outubro passado, um “raro ataque predatório” de um urso negro feriu três pessoas, segundo a CBC. Esse incidente também ocorreu no nordeste da Colúmbia Britânica.
Em seu panfleto de segurança de ursos para plantadores de árvores, o Conselho de Segurança Florestal da região fornece informações úteis para qualquer um que entre no país dos ursos. O guia enfatiza a importância de não surpreender os animais.
“Tenha cuidado especial ao viajar na vegetação densa, contra o vento ou ao longo de riachos, onde é menos provável que os ursos ouçam sua aproximação”, diz o panfleto. “Em dias quentes, os ursos podem descansar em áreas sombreadas e frescas, como perto de riachos ou sob vegetação densa”.