Qual tipo de mountain bike você deve comprar em 2023?

Por Mike Kazimer, da Outside USA

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Assim como no esqui ou snowboard, existem diferentes mountain bikes para diferentes condições. Foto: Reprodução / Outside USA.

Então você decidiu mergulhar de cabeça no universo do mountain bike e já está pensando que escolher um modelo vai ser fácil. Afinal, uma mountain bike é uma mountain bike, certo?

Infelizmente, isso não é mais tão simples. Quando o esporte brotou, na década de 1970, havia praticamente apenas um tipo de bicicleta. Mas agora, depois de quase meio século, existem bikes que atendem a todos os estilos de pilotagem possíveis e imagináveis.

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Tentar classificar todas as opções pode ser intimidante, e a lista cada vez maior de categorias e subcategorias torna isso ainda mais difícil.

Assim como no mundo do esqui ou snowboard, existem diferentes bicicletas para diferentes condições – e tudo é uma questão de escolher a ferramenta certa para o trabalho.

Mas estamos aqui para te ajudar. Começando com as duas categorias mais fáceis de diferenciar:

Hardtail x Full Suspension

Hardtail
Bike hardtail. Foto: Reprodução / Outside USA.

Uma hardtail é exatamente o que parece – uma bike sem suspensão traseira. A grande maioria das novas hardtails possui garfo de suspensão, embora ainda existam algumas opções sem suspensão de qualquer tipo, para aqueles pilotos que procuram um passeio mais simples (e mais difícil).

Hardtails podem ser uma ótima maneira de economizar algum dinheiro, já que um design de quadro menos complicado ajuda a manter o custo baixo. Elas podem ser projetadas para qualquer uma das categorias de pilotagem que abordaremos em breve, embora sejam mais adequadas para terrenos ligeiramente mais suaves.

Com elas, é possível encarar descidas técnicas muito acidentadas – e se divertir muito fazendo isso – mas não há como evitar o fato de que uma bicicleta com suspensão total torna tudo muito mais fácil.

Full Suspension
Bike full suspension. Foto: Reprodução / Outside USA.

Mais uma vez, o nome já diz tudo. Uma bike full suspension possui um garfo de suspensão e um amortecedor traseiro para suportar grandes impactos e te ajudar a assumir o controle do pedal nas trilhas mais difíceis. A quantidade de curso (o quanto a suspensão se move) muda dependendo da finalidade pretendida, variando de 80 a 100 milímetros de curso traseiro para bicicletas mais orientadas para o cross-country até mais de 200 milímetros de curso para as máquinas de downhill puras.

MTB: Definições de categoria

Passando da configuração básica do quadro de uma mountain bike, chegamos a fase mais complicada da equação – decidir para qual tipo de pedal a bicicleta é feita.

Começaremos com as categorias básicas do MTB e, em seguida, abordaremos alguns dos outros termos que você pode ler online ou ouvir em uma loja de bicicletas.

Você também verá que cada categoria tem uma “divisão de subida/descida”. O objetivo aqui é ilustrar onde o desempenho de uma bicicleta está focado.

Por exemplo, a escalada tem maior prioridade em uma bicicleta cross-country, então a divisão é 70/30, em comparação com uma bicicleta DH, onde é uma divisão 0/100 (o desempenho na escalada nem faz parte da equação da bicicleta em declive).

Bike de Cross-Country (XC)
Foto: Reprodução / Outside USA.

Estas são as máquinas de velocidade, as mountain bikes mais leves e rápidas que existem. Elas são projetadas para cobrir muito terreno da maneira mais eficiente possível e normalmente têm cerca de 100 milímetros de curso traseiro combinados com um garfo de 100-120 milímetros.

Terreno ideal

As bicicletas de XC, chamadas por aqui “de XCzera” são uma ótima opção para os ciclistas em áreas com terrenos ondulados. Nas subidas, a bike precisa ser leve e rápida, mas exige mais habilidade do piloto nas descidas. As XC normalmente têm geometria e componentes voltados para o rendimento. Por isso, suas suspensões têm entre 100 e 120mm de curso, com os pneus sendo leves e privilegiando a velocidade de rolamento. Mas sim, a bike de cross-country também pode ser utilizada para pedaladas mais tranquilas.

Tipo de piloto

Você não precisa ser um piloto, nem mesmo ter sonhos de competir, para desfrutar de uma bicicleta cross-country – para ciclistas que desejam que suas bicicletas pareçam rápidas, leves e eficientes, esta é a categoria a ser considerada. É também a categoria onde uma hardtail faz mais sentido, já que economiza peso, e uma suspensão mais eficiente é praticamente irrelevante. Este é um bom tipo de bicicleta a ser considerado para ciclistas que preferem o desafio de conquistar uma subida longa e extenuante em vez de buscar a descida mais sinuosa; aqueles que preferem correr com as duas rodas no chão em vez de acertar todos os saltos.

Exemplos: Specialized EpicCanyon Lux

Divisão subida / descida: 70 / 30

Subcategoria XC: Downcountry

Foto: Reprodução / Outside USA.

Downcountry é um termo cujas origens não são totalmente claras, embora parte do crédito e / ou culpa recaia sobre os ombros de Mike Levy, editor de tecnologia da revista Pink Bike. Originalmente, era mais uma descrição irônica para uma categoria imaginária, mas o termo pegou e mais de um fabricante de bicicletas já o usou em campanhas de marketing. A ideia é pegar uma bicicleta leve de cross-country e torná-la mais orientada para descidas por meio de itens como guidão mais largo e geometria mais longa.

No geral, o passeio e o peso leve permanecem, mas as bikes nesta categoria não são tão focadas em subidas quanto suas irmãs mais voltadas para competições. Bicicletas como Transition Spur, Specialized Epic EVO e Allied BC40 são exemplos desse conceito. Pilotos mais avançados podem puxar seus limites em terrenos nos quais não se espera que se destaquem, e os iniciantes apreciarão a confiança extra que a geometria mais relaxada oferece em trilhas mais íngremes.

Bikes de Trail

Foto: Reprodução / Outside USA.

Esta é sem dúvida a maior categoria de mountain bike, e por um bom motivo. As bike de trilha destinam-se a lidar com uma grande variedade de terrenos – são as polivalentes que podem enfrentar praticamente qualquer coisa. O curso traseiro varia de 125 a 150 milímetros e, normalmente, cursos mais longos tendem a ser um pouco mais focadas em declives.

Terreno ideal

Quase todo lugar. Recentemente, terminamos uma rodada de testes de bikes de trilha em Whistler (EUA) e a maior conclusão foi o quão modernas elas se tornaram. A ideia de usar a mesma bicicleta para longos passeios no interior ou em voltas com subidas bem servidas em bike parks costumava ser uma fantasia, mas agora existem várias opções que podem fazer exatamente isso.

Tipo de piloto

Para quem deseja uma bicicleta que aguenta praticamente qualquer coisa, este é o lugar para procurar. A geometria moderna das bikes desta categoria inspiram mais confiança nas descidas do que nunca, e ainda são muito versáteis ao subir ou andar em terrenos mais ondulados. Os pneus podem desempenhar um papel importante na sensação de uma dessas bicicletas – pneus mais leves podem torná-la mais adequada para pedaladas duras, enquanto pneus mais robustos e agressivos podem ajudar a fornecer mais tração e melhor manuseio em terrenos mais íngremes.

Exemplos: Trek Fuel EXNorco Fluid

Divisão subida / descida: 40 / 60 ou 60 / 40 (dependendo do modelo)

Bike de Enduro

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Foto: Reprodução / Outside USA.

Tecnicamente, o enduro é um formato de corrida de mountain bike, onde várias seções de downhill cronometradas são conectadas por estágios de transferência não cronometrados. O termo evoluiu para descrever bikes de passeio mais longos com foco claro no desempenho em descidas que ainda podem ser pedaladas até o topo de uma subida. O curso varia de 150 a 170 milímetros e, em alguns casos, a geometria da bicicleta não está muito longe do que você encontraria em uma bicicleta de downhill.

Terreno ideal

O mais acidentado e íngreme possível, quase uma pista de descida completa. As enduro são uma ótima opção para pedalar em bike parks com teleféricos, já que aguentam quedas e saltos maiores, e também podem ser pedaladas em outras trilhas sem atrapalhar muito. Mas descer é o foco principal desse estilo de bicicleta, o que significa que elas não pareçam tão rápidas ou eficientes quanto seus irmãos de passeios mais curtos. Ainda assim, muitas bicicletas de enduro modernas têm um desempenho de pedalada impressionante e, se houver terreno acidentado para justificar a viagem extra, elas certamente podem ser realizadas em missões extralongas.

Tipo de piloto

O candidato ideal para uma bicicleta de enduro é alguém interessado em se desafiar em terrenos íngremes e acidentados. Não há nível mínimo de habilidade para se divertir em uma bicicleta com tanta suspensão, embora muitas das bicicletas nesta categoria andem melhor nas velocidades mais altas para as quais foram projetadas.

Exemplos: Orbea RallonYeti SB160

Divisão subida / descida: 30 / 70

Subcategoria: Super Enduro / Freeride

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Foto: Reprodução / Outside USA.

Existe um pequeno nicho entre as bicicletas de enduro e as bicicletas de downhill, onde você encontrará máquinas de longo passeio ainda mais focadas no downhill, bicicletas onde o peso e a eficiência não são tão prioridade como durabilidade, estabilidade e velocidade.

Bike de downhill

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Foto: Reprodução / Outside USA.

Quer ir ladeira abaixo, rápido? Este é o lugar certo. O mercado de downhill (DH) ficou menor à medida que as capacidades das bicicletas de trilha e enduro aumentaram, mas essas bicicletas ainda não conseguem superar uma bicicleta DH dedicada quando se trata de velocidade absoluta. Se você nunca andou em uma bike downhill antes, alugar em um bike park pode ser uma boa maneira de ver se o manuseio e as características gerais são algo em que você gostaria de investir. Mas se você não mora em algum lugar com o terreno certo, provavelmente será um exagero.

Terreno ideal

As bicicletas DH são construídas especificamente para descer, o que significa que elas exigem um teleférico, um transporte ou um longo período de empurrões para levá-las ao topo da colina. Mas, depois que a gravidade assume o controle, essas máquinas fazem muito mais sentido, com geometria e suspensão projetadas para enfrentar os terrenos mais complicados e os maiores saltos. Elas são adequadas para o uso em bike parks, onde os quadros e componentes sobrecarregados normalmente fazem um trabalho melhor em suportar o abuso que semanas ou meses de voltas podem causar.

Tipo de piloto

Você não precisa ser um piloto para apreciar uma bicicleta de downhill – são ótimas opções para uso em bike parks, ou em terrenos extra acidentados onde não é necessário pedalar. A maneira como elas ganham velocidade e absorvem impactos é algo que todos os pilotos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida. Se você estiver andando de teleférico apenas algumas vezes por ano, alugar pode ser o melhor caminho, em vez de gastar milhares em uma bicicleta que não anda tanto.

Exemplos: Santa Cruz V10Trek Session

Divisão subida / descida: 0 / 100

Quanto custam essas bicicletas?

Agora que você descobriu o estilo e o tipo de mountain bike que deseja, quanto isso vai custar? Bom, isso depende. Junto com a grande variedade de modelos e designs de bicicletas, vem uma grande variedade de preços, então não há uma resposta fácil. Além disso, os preços das bicicletas aumentaram drasticamente nos últimos anos, portanto, comprar uma usada em bom estado é o melhor método para economizar dinheiro. Os preços também variam dependendo se uma empresa é exclusivamente direta ao consumidor ou se é vendida em lojas físicas, embora a diferença de preço entre esses dois modelos já não seja tão grande quanto antes.