Um idoso de 60 anos morreu durante uma avalanche que atingiu uma estação de esqui no estado norte-americano de Washington no sábado (11). Outras cinco pessoas ficaram temporariamente presas no local.
+ Snowboarder profissional morre após bater a cabeça em estação de ski
A avalanche foi relatada por volta das 10:50 da manhã na área de Silver Basin em Crystal Mountain, que está localizada a cerca de 150 km a sudeste de Seattle, disse o sargento do departamento do xerife do condado de Pierce Darren Moss. As informações são do USA TODAY.
A identidade do homem que morreu não foi divulgada. Ele não respirava depois de ser puxado para fora da neve e outro esquiador fez um RCP, mas o idoso não resistiu e morreu no local.
Os outros esquiadores de seu grupo foram resgatados com a ajuda de duas testemunhas que os viram sendo soterrados pela neve. Todos eles usavam transceptor de avalanche.
Enquanto todos os que foram pegos pela avalanche eram esquiadores experientes em regiões remotas, um alerta foi emitido contra o esqui na área, que ficava logo depois dos limites do Crystal Mountain Resort. A estação de esqui particular determina as condições, mas não há nada que impeça os esquiadores de irem ao local porque a propriedade ica ao lado de terras públicas na Floresta Nacional Mount Baker-Snoqualmie.
Frank DeBerry, o presidente e CEO do resort, disse que todos os seis homens possuíam os passes de subida da estação de esqui, o que significa que foram registrados na patrulha de esqui, participaram de uma orientação sobre como e onde acessar esqui em áreas remotas através da propriedade do resort e foram obrigados a verificar as condições da neve antes da excursão.
A avalanche na estação de esqui veio em meio à primeira grande nevasca da temporada.
“Começamos a temporada tarde e agora passamos de praticamente nenhuma neve para uma tempestade de neve gigante. As pessoas ficaram entusiasmadas ”, disse DeBerry. “Todos nós temos que lembrar que é um esporte que traz riscos.”