Não coloque em perigo a floresta no sudoeste do Oregon, nos Estados Unidos – você pode acabar amarrado a um tronco de árvore. De acordo com a polícia no condado de Curry, Oregon, na segunda-feira (25), três moradores deteram um homem suspeito de iniciar incêndios florestais na área. Quando o homem se recusou a parar, os moradores o dominaram e o amarraram a uma árvore.
+ Incêndio ‘sem precedentes’ ameaça Parque Nacional de Yosemite
+ Como a fumaça de queimadas afeta seu corpo e sua mente
+ Incêndios no Pantanal levam a estado de emergência em 14 cidades
“Foi relatado que o suspeito se tornou muito combativo com os três moradores”, disse o escritório do xerife do condado em um comunicado. “Uma equipe de ambulância foi solicitada a responder devido a alguns ferimentos que o suspeito aparentemente recebeu ao cair.”
O incidente encerrou uma considerável operação de aplicação da lei que envolveu o Departamento de Florestas do Oregon, o Bureau of Land Management (BLM), os bombeiros locais e o escritório do xerife. Na manhã de segunda-feira, os xerifes receberam um alerta de vários incêndios ativos na área florestal entre a cidade de Mariel e o Rogue River Ranch.
O Oregon emitiu alertas de perigo extremo de queimadas florestais, com partes do estado atingindo temperaturas recordes nesta semana. Atualmente, 11 incêndios florestais estão queimando em todo o estado.
A missão de combate a queimadas mudou quando um funcionário do BLM disse aos xerifes que os incêndios haviam sido iniciados por “um homem adulto branco” que caminhava por uma estrada de cascalho na área.
Autoridades enviaram três helicópteros para combater o fogo, com a ajuda de equipes de terra e moradores locais. Enquanto os bombeiros combatiam dois pequenos incêndios florestais, os três moradores pararam e prenderam o suspeito.
Segundo as autoridades, o homem foi identificado como Trennon Smith, de 30 anos, de Veneta, Oregon. Depois de ser tratado em um hospital local, Smith foi levado para a cadeia do condado de Curry e acusado de incêndio criminoso de primeiro grau e queima imprudente.
As equipes de terra foram capazes de apagar os dois incêndios, que queimaram menos de um acre de propriedade total.
“As ações rápidas para apagar as queimadas certamente evitaram uma catástrofe e salvaram vidas”, disse Sherrifs em comunicado. “Se os incêndios não tivessem sido contidos e saíssem do controle, eles poderiam ter impedido todos os moradores e visitantes de terem uma rota de fuga.”