Um montanhista que fazia parte de uma ascensão ao Cholatse (6.440m), pico localizado no Nepal, faleceu na última semana.
O tcheco Jan Ros estava escalando à montanha do Himalaia ao lado de Zdenek Hak e Radoslav Groh quando o acidente aconteceu.
Veja também
+ Quais são os destinos de aventura mais mortais do mundo?
+ Escalador sobrevive após despencar de quase 30 metros de altura
+ Campeão mundial de surf entra na batalha contra a epidemia de fentanil
Groh e Hak, dois ganhadores do prêmio Piolet d’Or, já haviam escalado com sucesso o Lobuche com Ros em uma aclimatação ao Cholatse.
Uma fonte de mídia tcheca afirmou: “A causa da morte provavelmente foi um escorregão/queda”. No entanto, ainda não há um relatório oficial.
Cholatse é uma montanha proeminente na longa aproximação ao acampamento base do Everest. Ela foi escalada pela primeira vez em 1982 por John Roskelley, Galen Rowell, Vern Clevenger e Bill O’Conner através de uma rota na crista sul, uma linha que se tornou uma das mais escaladas no pico.
A temporada de escalada no Himalaia está chegando ao fim, já que poucas expedições tentam grandes picos durante os meses de inverno. Após sua morte, um helicóptero transportou o corpo de Ros para Kathmandu.
Jan Ros, a member of a #Czech alpine-style expedition to Mt. Cholatse (6,440m, #Nepal), died in an apparent fall last Wednesday, according to https://t.co/0IjsZhxBJJhttps://t.co/DXBgFHSW2M pic.twitter.com/DnSPwsNP0C
— 4sport.ua (@4sportua) October 30, 2023