O montanhista Philipp Santiago, das Filipinas, morreu no Camp 4 na noite da última quarta-feira (15) enquanto se preparava para partir rumo ao cume do Everest. Ele é a primeira pessoa a morrer na montanha mais alta do mundo nesta temporada.
A empresa de expedições Snowy Horizon Treks disse ao jornal The Himalayan Times que a causa da morte é desconhecida. Aparentemente, Santiago chegou ao Campo 4 muito tarde, já depois do anoitecer. O restante da equipe partiu em direção ao cume pouco depois.
Veja também
+ Caminho sem volta: devemos todos nos render ao futuro das e-MTBs?
+ Quanto custa escalar o Everest em 2025: valores detalhados em reais
+ Por que algumas pessoas não deveriam usar tecnologias de rastreamento
O The Himalayan Times também noticiou a morte de dois sherpas que haviam sido evacuados de helicóptero para o hospital após apresentarem sintomas de Mal da Montanha no Acampamento Base do Everest. Seus nomes não foram divulgados.
De acordo com o site Explorersweb, uma janela de bom tempo se abrirá nos dias 18 e 19 de maio e quase todas as equipes devem escolher esses dias para tentar o cume. No entanto, se todos subirem ao mesmo tempo, haverá congestionamento nas seções finais da escalada.
Por essa razão, algumas equipes optaram por enfrentar o vento e tentar o cume antes da chegada da janela de bom tempo. A equipe da Climbing the Seven Summits alcançou o topo tanto no Everest quanto no Lhotse nesta quinta-feira (15).
Alguns dos que chegaram ao cume do Everest com esse grupo devem escalar o Lhotse amanhã e depois retornar ao Acampamento Base com a rara dupla conquista.
A Pioneer Adventures também relatou cinco cumes — dois estrangeiros e três guias Sherpas — às 5h da manhã.
Acampamento Base esvaziando
Enquanto isso, o Acampamento Base está se esvaziando rapidamente, contou Jon Gupta ao ExplorersWeb. Gupta está guiando Tim Howell em sua tentativa de salto de wingsuit a partir de um ponto a 8.300 metros, na crista do Lhotse. Segundo ele, a equipe deixará o Acampamento Base esta noite.
A equipe britânica “Xenon”, que espera escalar o Everest em uma semana, deve chegar ao Acampamento Base no sábado, segundo informou o integrante Garth Miller.