O montanhista brasileiro Thiago Campacci, de 37 anos, foi resgatado após um grave acidente no Agulha Poincenot, montanha de cerca de 3.000 metros localizada em uma região remota de El Chaltén, na Patagônia argentina.
De acordo com o jornal local El Patagónico, Thiago sofreu lesões e várias fraturas na última sexta-feira (9) ao cair de uma altura de cerca de 15 metros.
Veja também
+ Bicampeão Filipe Toledo anuncia pausa nas competições da WSL
+ Ônibus de “Na Natureza Selvagem” será exibido em museu da Universidade do Alaska
+ Essas são as novas regras para fazer o número 2 no Monte Everest
Ele foi socorrido por uma equipe de resgate local e retirado da montanha no dia seguinte em um helicóptero do exército, sendo transferido para um hospital de El Calafate.
O Poincenot é uma das chamadas agulhas de granito da cordilheira de Santa Cruz, cujo nome homenageia um escalador francês que morreu no Rio de las Vueltas na década de 50.
De acordo com o relatório divulgado, a equipe de socorristas chegou à área de difícil acesso e solicitou um suporte aéreo para acelerar no resgate. A resposta foi imediata e um helicóptero do exército partiu de Río Gallegos para El Chaltén, chegando no final da tarde de sexta-feira.
O resgate foi coordenado para a primeira hora de sábado, enquanto os socorristas já haviam começado a descida do escalador ferido até um local onde a aeronave pudesse pousar.
A operação foi concluída às 6 da manhã, quando o helicóptero retirou o brasileiro acidentado.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra trechos da operação de resgate. Nas imagens divulgadas pelo corpo de resgate é possível ver fotos dos voluntários no transporte de Thiago e o helicóptero chegando ao acampamento.
Em um comentário na página do Corpo de Resgate Voluntário, há um recado em nome de Thiago, dizendo que “todos foram incríveis” na ação conjunta para ajudá-lo. “A boa energia fez tudo dar certo. Me senti acolhido e querido por todos. Obrigado”, diz a mensagem.
Ver essa foto no Instagram