Mitos e verdades sobre a creatina

creatina
Foto: Freepik

creatina é um dos suplementos mais estudados e utilizados no mundo esportivo, amplamente reconhecida por seus benefícios na melhora do desempenho físico, como aumento de força, potência muscular e recuperação pós-exercício.

+ Por que atletas de resistência deveriam tomar creatina?
+ Por que a creatina é o suplemento queridinho dos atletas?
+ A maioria dos suplementos não funciona, mas essa não é a pior parte

Segundo estudo realizado pela Pontíficia Universidade Católica – PUC, em 2024, a creatina pode trazer benefícios significativos para a saúde muscular e cerebral, especialmente em idosos. Embora sua eficácia seja respaldada por inúmeros estudos científicos, o uso da creatina ainda é cercado por desinformações. Algumas pessoas evitam o suplemento por receio de efeitos colaterais, enquanto outras desconhecem seu verdadeiro potencial, que vai além da indicação de uso por quem frequenta academias ou realiza esportes de alta intensidade.

Para desmistificar de vez esse suplemento, a marca Nutrify apresenta os principais mitos e verdades sobre a creatina, trazendo esclarecimentos sobre sua ação no organismo e seu impacto para diferentes públicos.

Mitos e verdades sobre a creatina

1. Somente atletas podem usar creatina?

Mito: Embora a creatina seja muito utilizada por atletas para melhorar o desempenho esportivo, sua aplicação vai além das academias e competições. A suplementação com creatina tem sido estudada no contexto de doenças neurodegenerativas, sarcopenia (perda de massa muscular) e melhora da função cognitiva, provando que ela pode ser benéfica para diferentes grupos de pessoas, independentemente de serem atletas ou não.

2. Vou engordar tomando creatina?

Mito: Muitas pessoas acreditam que a creatina faz com que ganhem peso indesejado, mas isso é um equívoco. O que ocorre é que a creatina aumenta a retenção de água nos músculos, o que pode resultar em um aumento de peso temporário, mas isso não é o mesmo que ganho de gordura. Esse “peso extra” é, na verdade, um sinal de que os músculos estão mais hidratados, o que é essencial para o desempenho físico e recuperação muscular.

3. A creatina deve ser tomada todos os dias?

Verdade: A creatina deve ser tomada todos os dias para garantir seus benefícios. A suplementação contínua ajuda a manter os níveis de creatina nos músculos, essenciais para otimizar a performance física e a recuperação muscular. A ingestão diária, geralmente de 3 a 5 gramas, assegura que a creatina esteja disponível sempre que o corpo precisar.

4. A creatina pode ser tomada por pessoas de todas as idades?

Verdade: A suplementação com creatina é benéfica em todas as faixas etárias, incluindo os idosos. Para pessoas mais velhas, ela pode ajudar a preservar a massa muscular e a força, combatendo condições como a sarcopenia. Além disso, estudos indicam que a creatina pode melhorar a função cognitiva em adultos mais velhos, o que a torna um suplemento relevante para a terceira idade, não apenas para jovens que buscam ganhos esportivos. No entanto, a suplementação com creatina não é recomendada para crianças, exceto sob orientação médica, pois seus efeitos em organismos em desenvolvimento ainda não são completamente compreendidos.

5. A creatina é um produto artificial?

Mito: Ao contrário do que muitos pensam, a creatina não é um produto artificial. Ela é naturalmente produzida pelo corpo humano e está presente em alimentos de origem animal, como carne e peixes. A versão em suplemento é apenas uma forma concentrada e prática de aumentar os níveis de creatina no organismo, especialmente para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, que tem menores fontes alimentares desse nutriente.

+ Quais os melhores suplementos alimentares para surf?