Moradores de Patos de Minas, em Minas Gerais, foram surpreendidos na madrugada de sexta-feira (8) com um estrondo e clarão no céu. O fenômeno foi um meteoro que explodiu e caiu, fragmentado, em terras mineiras.

De acordo com o portal BHAZ, por volta das 3h20, ocorreu um clarão no céu seguido de um forte barulho. A luz muito brilhante foi vista em diversas cidades mineiras – há relatos e imagens nos municípios de Patos de Minas, Lagoa da Prata, Divinópolis, Oliveira, dentre outras das regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

+ Ouviu um barulho estranho no céu? Entenda o fenômeno
+ Incrível ‘arco-íris horizontal’ é capturado em foto de momento perfeito

“Veio o clarão de uma vez e, na sequência, um barulho muito forte. As janelas e o portão aqui de casa tremeram. Depois o barulho continuou, mas mais baixo. Parecia que algo tinha caído”, relata ao BHAZ o estudante Dener Carneiro, morador do Carmo do Paranaíba, cidade na região do Alto do Paranaíba.

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) recebeu na manhã da sexta-feira diversas impressões sobre o meteoro no oeste de Minas Gerais, com relatos de grande clarão seguido de barulho.

Seguindo esses relatos, a BRAMON solicitou a pesquisa de imagens das câmeras do site Clima Ao Vivo, que encontrou imagens do fenômeno em 8 câmeras de 7 cidades de Minas Gerais, São Paulo e até do Paraná.

Vejas as imagens do meteoro em Minas Gerais registradas pelo Clima Ao Vivo:

O meteoro que caiu é chamado de bólido, que é um meteoro extremamente brilhante e que explode especialmente na atmosfera. Na astronomia, refere-se a uma bola de fogo tão brilhante quanto a lua cheia, e geralmente é considerado sinônimo de bola de fogo. Na geologia, um bólido é um impactador muito grande.

De acordo com a BRAMON, bólidos são visualizados pela população com mais frequência entre os meses de fevereiro a julho.