Um forte barulho vindo do céu, sem origem aparente, tem assustado muito gente pelo Brasil, que relatam ouvir o som com a hashtag #barulhonoceu no Twitter. Seria a turbina de um avião, meteoro, ou o anúncio do fim do mundo? Calma. Existem explicações possíveis (e científicas) para o som relatado não só aqui no país, mas ao redor do mundo.

+ Pessoas na Índia podem ver o Himalaia pela primeira vez em décadas
+ Fotógrafa registra ‘nuvens de arco-íris’ na Rússia

Em diferentes localidades, internautas contam ter ouvido o som bizarro desde o começo de abril. “Era quase umas 3 da manhã, um barulho bem forte tipo turbina de avião, achei que era algum caminhão aqui perto mas uma galera no Instagram está falando que escutou”, escreveu uma usuária do Twitter.

Há registro do barulho em São Paulo, Belo Horizonte e em outros países como Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha. Segundo a professora pós-graduada em física Bruna Ignaczuk, que falou ao site BHAZ, o som pode estar ligado à movimentação de gases na atmosfera. “O som ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica. Como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”, explica. Segundo ela, esse escape pode estar acontecendo por meio de buracos na camada de ozônio do planeta.

A professora explica que a produção do barulho é natural, apesar de ser um fenômeno raro. “O primeiro registro desse som audível foi em 2012, na Rússia. Muitos barulhos que o planeta faz estão fora do nosso alcance de audição. Mas quando esses sons são traduzidos para nossa faixa de som, pode ser bem assustador”, comenta.

O fato do barulho ter acontecido durante um período de quarentena internacional pode também não ser somente uma coincidência. “Pode ser que com menos funcionamento da indústria, uma quantidade menor de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases”, afirma.

Outra teoria para o barulho no céu

Existe um fenômeno chamado skyquake, que pode ser traduzido como “terremotos no céu”. São fenômenos sonoros vindos do céu que não possuem uma explicação aparente, mas os primeiros relatos desses fenômenos vêm de 1824, desde então cientistas tentam encontrar as origens e causas desses sons. Ruídos no céu no geral podem ter diferentes causas já comprovadas cientificamente – por exemplo, o ruído sônico de aviões ou a entrada de grandes asteroides da atmosfera da Terra.